TRANSPORTE

Aeroporto será portal de desenvolvimento econômico

Em solenidade realizada ontem pela manhã, com a presença do prefeito de Maringá, Silvio Barros, o empresário e consultor no segmento de importação e exportação Marcos Antonio Valêncio assumiu a superintendência do Aeroporto Silvio Name Junior, em substituição ao engenheiro Sergio Neme.

O evento contou ainda com a presença do vereador Belino Bravin, representando a Câmara Municipal, de secretários municipais e autoridades civis e militares.

Falando sobre sua responsabilidade num momento de transição, Valêncio agradeceu ao chefe do Executivo pela confiança nele depositada e sobre os planos para o terminal aéreo.

"Cabe-nos a responsabilidade de dotar esse aeroporto das melhores condições, para que esta estrutura seja atrativa e útil para aqueles que a usam como instrumento para produzir o desenvolvimento econômico da cidade".

O chefe do Executivo agradeceu o trabalho realizado por Neme neste primeiro ano de mandato.

"Cumprimento o Sergio Neme e toda sua equipe, que deixaram o aeroporto preparado para as mudanças que se farão necessárias daqui para frente", destacou.

Neme também destacou o trabalho da equipe de cerca de 300 profissionais que trabalham no aeroporto.

"´E uma equipe valorosa e sem ela não poderíamos ter realizado as obras e melhorias necessárias para atender a demanda crescente do terminal", enfatizou

INTERNACIONALIZAÇÃO: a internacionalização, segundo Valêncio, "será buscada com abnegação e a maior agilidade possível, sendo uma das prioridades do nosso plano de trabalho".

Dentro desse plano está um terminal de cargas aéreas alfandegando, que atrairá, juntamente com a estrutura do Porto Seco (Estação Aduaneira), novos negócios de comércio exterior, gerando mais empregos e riqueza para toda região.

Valêncio destacou ainda a consolidação da Região Metropolitana de Maringá (RMM) como fator importante para a o desenvolvimento econômico.

"A interação da RMM com outras grandes cidades da região como Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Umuarama e Paranavaí, tem a necessidade preeminente de encontrar no aeroporto de Maringá um portal binário de condução de agentes propagadores do progresso e desenvolvimento regional", concluiu.

Mudanças agilizaram atendimento: o Aeroporto Silvio Name Junior passou por reformas no Terminal de Passageiros durante a administração de Sérgio Neme, para melhor atender as empresas e os usuários do transporte aéreo.

Em média cerca de 100 mil pessoas passam pelo terminal por mês.

A reforma foi encerrada no final de 2005.

O setor comercial do térreo foi revitalizado e replanejado para aumentar o espaço disponível ao atendimento de passageiros.

O térreo foi readequado para dar mais suporte para a TAM (Transporte Aéreo Marília), que voltou a operar em Maringá com dois vôos diários, Maringá - São Paulo às 6h30 e São Paulo - Maringá às 22h30.

A TAM não operava na Cidade Canção desde 1987.

Para atender a esses novos vôos, o aeroporto teve ampliada a área de rampas em 300 m², destinada para equipamentos de apoio, como escadas, tratores, carrinhos e bagagens.

O terminal atende a vôos domésticos de passageiros e cargueiros.

A pista tem 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura e o revestimento é feito de asfalto e concreto.

A infra-estrutura da aeronáutica comporta um terminal de passageiros, de 4.100 m² e um terminal de cargas, de 2.500 m².

Atualmente, quatro companhias operam na cidade: Gol, Varig, TAM e Trip.

Pmm