BENEFÍCIO

Site da prefeitura terá lista de beneficiários do Bolsa Família na cidade

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) vai passar a divulgar mensalmente a lista dos beneficiários do Bolsa Família no site da Prefeitura, no Portal da Transparência. A medida atende exigência do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), dando mais transparência ao programa e contribuindo com o controle social. A lista estará disponível para consulta a partir desta terça-feira (11).

Em Maringá, 5.491 famílias recebem o benefício concedido pelo governo federal. Nos últimos 6 meses, 823 famílias tiveram os cadastros bloqueados, a maioria por estarem com os dados desatualizados.

Junto com a divulgação, a secretaria vai intensificar a fiscalização dos beneficiários, identificando possíveis irregularidades e fazendo valer o papel da Prefeitura, de acompanhar com rigor as condicionalidades do programa.

Segundo o secretário de Assistência Social, Flávio Vicente, a equipe de trabalho está fazendo um “pente-fino” nos cadastros para garantir que só recebam o benefício as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

“A princípio identificamos 327 famílias que recebem o Bolsa Família em outros municípios e outros estados, como Tocantins, Rondônia e Roraima. Também observamos que 1.393 famílias não estão sacando o benefício”, afirmou.

As famílias com cadastros desatualizados ou sob análise da secretaria vão receber comunicados por carta para se regularizarem no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência.

“Os cadastros bloqueados continuam a ter os valores mensais depositados em conta corrente, mas não conseguem sacar o benefício. Depois que o beneficiário comparecer ao CRAS para atualizar os dados e comprovar que não há dolo, ele volta a receber normalmente, inclusive os valores já depositados anteriormente”, acrescenta.