NATAL

Programação do Natal Ingá é lançada oficialmente

Num evento que reuniu autoridades, lideranças empresariais e representantes de diversas entidades foi apresentada oficialmente nesta quinta-feira (30), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), a programação do Natal Ingá 2014. Na oportunidade foi lançado também o Concurso de Decoração de Natal 2014.

Entre os presentes estavam o vice-prefeito de Maringá, Cláudio Ferdinandi, o presidente da Câmara Municipal, Ulisses Maia, o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, o presidente da ACIM, Marco Tadeu Barbosa, o diretor do Sivamar, Vanderlei Scanferla, a secretária municipal de Cultura, Olga Agulhon, e a diretora do Costão do Santinho Resort, Rosângela Rosa.

A abertura da programação do Natal Ingá, que terá mais de cem apresentações artísticas, será em 29 de novembro com a chegada do Papai Noel na Praça da Catedral e a inauguração da iluminação especial. A novidade deste ano serão os presépios criados por artistas e artesãos locais instalados em seis praças: José Bonifácio, dos Expedicionários, dos Sertões, Todos os Santos, Regente Feijó e Rocha Pombo.

No dia 30 de novembro será inaugurada uma linha especial de ônibus que fará a rota das praças dos presépios. Além disso, haverá também a tradicional jardineira que todos os anos circula pelos principais pontos com decoração de Natal da cidade e o trenzinho que levará visitantes para conhecer a iluminação natalina do Parque do Japão. As saídas serão da Praça da Catedral. Outro trenzinho, voltado às crianças, partirá todas as noites da Vila do Papai Noel, na Praça Napoleão Moreira da Silva.

O Natal Ingá é uma realização da prefeitura, com coordenação do Provopar e secretarias de Cultura, Mulher, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Gabinete, Serviços Públicos e Turismo, e tem o apoio da Acim, Sivamar, Instituto Cultural Ingá e outras entidades e empresas.

O Concurso de Decoração de Natal, que tem como objetivo incentivar a decoração de estabelecimentos comerciais e residenciais,é promovido pela Acim e pelo Sivamar. Serão premiadas seis categorias de decoração: vitrines, prédios comerciais, áreas externa e interna de shoppings, externas de edifícios residenciais, residências e presépios em áreas externas.

Empresas de Maringá associadas à Acim e/ou Sivamar podem se inscrever até 12 de dezembro, preenchendo a ficha de inscrição nas sedes das entidades ou pelo endereço www.acim.com.br/natal. Para as categorias de residências e presépios não é necessário ser associado.

A comissão julgadora avaliará criatividade, originalidade, harmonia e iluminação, e em 19 de dezembro fará a entrega de prêmios. O primeiro lugar de cada categoria ganhará um fim de semana no Costão do Santinho Resort, Golf &Spa, em Florianópolis/SC; segundo e terceiro lugares ganharão troféus.

Além do apoio ao concurso de decoração, neste Natal o Acim Mulher promoverá outra ação, que beneficiará as crianças que são atendidas no Hospital Universitário de Maringá: a criação da Brinquedoteca da Ala Pediátrica, que deve será inaugurada em 15 de dezembro. Para arrecadar fundos, o conselho promoverá uma noite solidária em 5 de novembro, na Wood’s. Será a 1ª Noite Sertaneja, com a dupla Leo & Giba.