PREFEITURA

Prefeitura lança novo serviço online de atendimento à população

A Prefeitura vai lançar nesta quinta-feira (23), às 10 horas, um novo serviço online de atendimento à população. O Portal Cidadão será um canal de comunicação direta entre a Prefeitura e a comunidade. O lançamento vai reunir representantes de associações de bairros, sindicatos e associações na sala de reuniões do Paço Municipal.

Com o novo serviço disponível no site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br - Portal Cidadão, será possível receber informações e notificações eletrônicas, autorizar o parcelamento de débitos e receber as guias de pagamento do IPTU.

Segundo o diretor de Fiscalização da Secretaria de Gestão, Marco Antônio Lopes de Azevedo, o sistema foi desenvolvido com o intuito de facilitar a vida do cidadão, desburocratizando e agilizando o atendimento.

A princípio com a utilização do Portal Cidadão, o usuário poderá se cadastrar para receber notificações eletrônicas. Assim, os proprietários de imóveis que forem notificados por má conservação (mato alto e lixo) e readequação em calçadas e muros, terão 7 dias para providenciarem a limpeza do local ou a construção de calçada e muro para que não sejam multados.

“Muitas pessoas vêm até a Prefeitura questionar o trabalho dos fiscais, alegando que não receberam as notificações. O que ocorre, muitas vezes, são casos de desatualização cadastral. Com o novo sistema, o cidadão vai cadastrar uma senha web e atualizar as informações de contato, facilitando a comunicação”, explicou Azevedo.

O primeiro benefício com o cadastro no Portal Cidadão será o prazo de 7 dias de notificação, evitando a autuação no primeiro momento. Outro benefício que a população terá com o acesso é a autorização de parcelamento de impostos via Internet, sem necessidade de se encaminhar à Praça de Atendimento da Prefeitura.

Para o início do próximo ano, o diretor acredita que a grande vantagem será por conta do IPTU. Quem se cadastrar no Portal Cidadão não vai mais precisar receber os carnês de IPTU em casa e nem imprimir as guias pelo serviço Tributos Municipais. Poderá, pelo novo sistema, optar pelo tipo de pagamento e vai receber notificações eletrônicas conforme a escolha”.

Para o diretor, o serviço representa um voto de confiança da Prefeitura para com a população. “Por conta do grande número de casos de dengue e das dificuldades de acessibilidade, tivemos que tomar medidas mais drásticas emitindo multas pela má conservação de imóveis e solicitando adequações em calçadas e muros. Com esse novo serviço vamos facilitar a comunicação e emitir notificações eletrônicas”, disse.

Além de desburocratizar e agilizar o atendimento, o Portal Cidadão vai gerar economia de recursos públicos, reduzindo os gastos com papel, impressão, envio de correspondências e fiscalizações.