CINEMA

Semana Tupiniquim Cineflix exibirá filmes nacionais e internacionais premiados. Veja programação.

No período de 25 de setembro a 1º de outubro, a Rede Cineflix promove a Semana Tupiniquim Cineflix que vai exibir filmes brasileiros recentes, premiados em festivais nacionais e internacionais em nove cidades do Brasil, entre elas Maringá. O ingresso terá valor promocional de R$ 7 (inteira) e R$ 3,5 (meia). Informações sobre datas e horários no site www.cineflix.com.br.

Filmes a serem exibidos: “A Oeste do Fim do Mundo”, de Paulo Nascimento; “De Menor”, de Caru Alves de Souza; “Dominguinhos”, de Mariana Aydar, Eduardo Nazarian e Joaquim Castro; “O Homem das Multidões”, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães; “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra; “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz; “Riocorrente”, de Paulo Sacramento; e “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, recentemente escolhido como candidato brasileiro no Oscar 2015 e premiado no Festival de Berlim.

Um Outro Olhar

Uma outra opção para os amantes da sétima arte é o projeto Um Outro Olhar. Neste sábado (27), às 20 horas, será apresentada uma sessão surpresa. A classificação é de 18 anos e a entrada é franca. A exibição do filme será realizada no Auditório Hélio Moreira (Anexo do Paço Municipal).

Criado em 2000, o projeto Um Outro Olhar tem a proposta da exibição de filmes clássicos, alternativos e contemporâneos de arte para a reflexão de inúmeras questões que fazem parte da condição humana. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Jornal O Diário, Maringá.com, Art Vídeo e patrocínio da Sociedade Médica e da Cocamar.

Filmes da Semana Tupiniquim

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO - O único filme não inédito será “Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho”, do diretor Daniel Ribeiro, e que acaba de ser o escolhido entre os brasileiros para representar o Brasil a uma indicação ao Oscar de Filme Estrangeiro em 2015. Além disso, o filme foi vencedor em Berlim este ano de três prêmios (o Teddy Bear, entregue ao filme que melhor se expresse em temáticas sobre diversidade sexual, o importantíssimo Prêmio da Crítica Internacional - FIPRESCI - e ainda ficou em segundo lugar no Prêmio do Público). O filme acompanha Leonardo, um adolescente cego, que tem de lidar com uma mãe superprotetora e a descoberta de sentimentos em relação a um novo garoto que chega na escola.

A OESTE DO FIM DO MUNDO - Com coprodução argentina, “A Oeste do Fim do Mundo”, de Paulo Nascimento, narra o encontro entre dois seres solitários, um homem que vive num posto de gasolina numa entrada entre a Argentina e o Chile, e uma mulher que ali chega depois de fugir de uma tentativa de estupro por um caminhoneiro que lhe deu carona. Delicado e introspectivo, em meio a uma paisagem inóspita e personagens à deriva, o filme faz lembrar “O Homem da Linha” (1986), do holandês Jos Stelling, mas sem o nonsense deste.

O HOMEM DAS MULTIDÕES - Também sobre a solidão e o isolamento no mundo contemporâneo é o ótimo “O Homem das Multidões”, livremente baseado em Edgar Allan Poe, de Cao Guimarães (de “Andarilho” e “A Alma do Osso”) e Marcelo Gomes (de “Cinema, Aspirinas e Urubus). Paulo André e Silvia Lourenço, em atuações primorosas, são dos funcionários do metrô de Belo Horizonte que vivem um cotidiano claustrofóbico potencializado pela falta de perspectivas.

RIOCORRENTE - Já “Riocorrente”, de Paulo Sacramento (premiado diretor do ótimo documentário “O Prisioneiro da Grade de Ferro”, de 2004) talvez seja o mais radical dos filmes que serão exibidos, na história de um triângulo amoroso cujos personagens se desintegram moralmente. No elenco, três nomes vindos do teatro garantem ótimas atuações: Lee Taylor (que já esteve em Maringá apresentando “Foi Carmem”, do CPT de São Paulo), Simone Iliescu (também atuante no CPT) e Roberto Audio (que atuou no Grupo da Vertigem em montagens celebradas como “O Livro de Jó” e “Apocalipse 1,11”).

O LOBO ATRÁS DA PORTA - Leandra Leal, atualmente na novela “Império”, é uma amante obsessiva em “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra. Vencedor do Festival do Rio ano passado (empatado com “De Menor”), o filme é um thriller de suspense que começa com o sequestro de uma criança e segue caminhos inesperados com a revelação de verdades insuspeitas através de uma investigação policial. No elenco Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento e Juliano Cazarré.

DE MENOR - “De Menor”, da diretora Caru Alves de Souza, traz Rita Batata como Helena, uma jovem advogada, defensora pública de menores infratores às voltas com o irmão caçula, que acaba se tornando réu na Vara da Infância e Juventude. Um filme que, para além da sua condução equilibrada e bastante honesta, traz à tona a questão da maioridade penal no Brasil. Com Caco Ciocler e Gilda Nomacce

PRAIA DO FUTURO - E por falar em Brasil, a polêmica em torno de “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz, sobre as cenas homoeróticas, demonstra bem o quanto ainda precisamos avançar para nos tornarmos um país respeitável, com um povo respeitável. Participante da Seleção Oficial em Berlim este ano, o filme acaba de ganhar o Prêmio Sebastiane Latino no Festival de Cinema de San Sebastián (na Espanha) - prêmio este criado pela associação de gays, lésbicas, transexuais e bissexuais do País Basco. Com o caráter formal já demonstrado no ótimo “O Céu de Suely”, Aïnouz faz uma vez mais um filme sobre uma busca e coloca Wagner Moura num de seus melhores papéis no cinema. Confira se a “nota dissonante” dos homofóbicos de plantão procede.

DOMINGUINHOS - E depois de tanta ficção, nada como um documentário sobre uma das grandes figuras populares brasileiras: “Dominguinhos”, filme de Mariana Aydar, Eduardo Nazarian e Joaquim Castro, um belo retrato do sanfoneiro, discípulo do grande Luiz Gonzaga, que se especializou em derramar em sons e versos a beleza da nossa cultura. Através de imagens de arquivo e do encontro com outros nomes na nossa música, o filme não entra no esquema comum às biografias, construindo-se delicado e na medida para um homenageado tão ilustre. Uma beleza de filme sobre um Brasil profundo.