LITERATURA

Milton Hatoum confirma presença na 1ª Festa Literária de Maringá.

O jornalista Milton Hatoum está confirmado para participar da 1ª Festa Literária de Maringá (FLIM), que será realizada entre os dias 21 e 25 de outubro na cidade canção. Autor de romances premiados, obra de Hatoum foi traduzida em 12 línguas e publicada em 14 países. Na 1ª FLIM, o escritor vai conversar com os participantes sobre as obras de ficção.

Milton Hatoum nasceu em 1952, em Manaus-AM, onde passou a infância e uma parte da juventude. Na década de 1970 morou em São Paulo, onde fez a faculdade de arquitetura e trabalhou como jornalista cultural e professor universitário. Em 1980 viajou como bolsista para a Espanha, onde residiu em Madri e Barcelona. Depois passou três anos em Paris, onde estudou literatura comparada na Sorbonne.

Hatoum também foi professor de literatura francesa da Universidade Federal do Amazonas (1984-1999) e professor visitante da Universidade da Califórnia, além de ser escritor residente das universidades americanas de Yale, Stanford e da Califórnia.

O primeiro romance de Hatoum Relato de um certo Oriente, publicado em 1989, ganhou o Prêmio Jabuti de melhor romance. Em 2000 publicou o romance Dois Irmãos, eleito o melhor romance brasileiro no período 1990-2005, em pesquisa realizada pelos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas.

Ordem do Mérito Cultural

Em 2001, Hatoum foi um dos finalistas do Prêmio Multicultural do Estadão, por conta da publicação de Dois Irmãos. Cinzas do Norte, o terceiro romance de Hatoum, conquistou o Prêmio Portugal Telecom, Grande Prêmio da Crítica/APCA-2005, Prêmio Jabuti/2006 de Melhor Romance, Prêmio Livro do Ano da CBL e Prêmio BRAVO! de literatura. Em 2008 Hatoum recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural e em 2010, a tradução inglesa de Cinzas do Norte foi indicada para o prêmio Impac-Dublin. No ano de 2008 publicou seu quarto romance Órfãos do Eldorado que recebeu o 2º lugar do Prêmio Jabuti na categoria romance.

Hatoum publicou também ensaios e artigos sobre literatura brasileira e latino-americana em revistas e jornais do Brasil, da Espanha, França e Itália. Alguns de seus contos foram publicados nas revistas Europe, Nouvelle Revue Française (França), Grand Street (Nova York) e Quimera (México). Participou de várias antologias de contos brasileiros publicados na Alemanha e no México, e da Oxford Anthology of the Brazilian Short Story.

Desde 1998 mora em São Paulo-SP, onde é colunista do Caderno 2 (O Estado de S. Paulo) e do site Terra Magazine.

FLIM

Organizada pela Secretaria de Cultura a 1ª FLIM tem o objetivo de popularizar o livro, aproximar escritores de renome regional, estadual e nacional de leitores e incentivar a leitura.

Na FLIM os participantes poderão comprar livros e adquirir lançamentos em cerca de 30 editoras de livros e livrarias, algumas das maiores do Brasil. A festa vai contar também com programação cultural com apresentações de música e teatro.

A 1ª FLIM será realizada no Centro de Convivência Comunitário Renato Celidônio, em um pavilhão com mais de 3 mil m², e vai contar com 80 estandes, espaços para sessões de autógrafos, debates, mesas-redondas, seminários, encontro com autores, além de oficinas, leituras, narrações de histórias e programação artísticas.

Com o tema “Ler é uma viagem” a 1ª FLIM vai homenagear a escritora Lygia Fagundes Telles e o escritor Ziraldo e terá como patrono o escritor Antônio Augusto de Assis.