ESPORTE

Ciclista maringaense disputa Pan-Americano no México.

A ciclista maringaense Gabriela Yumi iniciou na quarta-feira (10) sua participação no Campeonato Pan-Americano em Aguascalientes, no México. As primeiras disputas aconteceram com provas de Perseguição por Equipes, Scratch e Velocidade por Equipes. A competição prossegue até domingo (14) com diversas provas, sendo classificatórias para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.

Gabriela Yumi competiu pela primeira vez no Pan e, junto com Wellyda Rodrigues, disputou a prova de Velocidade por Equipes feminino, concluindo a disputa na sétima colocação. Para a atleta do Clube Maringaense de Ciclismo (CMC), o campeonato é uma oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu e evoluiu durante os quatro meses de intercâmbio no Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça, onde esteve treinando junto com a equipe da seleção brasileira.

O Pan-Americano é uma das principais competições do calendário mundial e será um dos últimos testes antes de disputar a Copa do Mundo 2015/2016, além de ser a primeira competição valendo pontos para a classificação olímpica. Os atletas que integram o Projeto de Intercâmbio da Confederação Brasileira de Ciclismo tem como principal objetivo alcançar a classificação olímpica Rio 2016.

Referência

Outra parte do grupo brasileiro também fez uma preparação especifica para a competição. Os atletas fundistas ficaram reunidos no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, em Maringá, durante mais de 30 dias, e durante este período intensificaram os treinamentos pensando em um pódio no Campeonato Pan-Americano. Gideoni Monteiro, que já foi campeão Pan-Americano em 2011 é um dos nomes fortes da equipe. Thiago Nardin, Endrigo Pereira, Leandro Alves e Joel Candido completam a lista.

“Ficamos felizes por mais uma maringaense competir internacionalmente com as cores do Brasil. A qualidade da Gabriela Yumi é incontestável, além de ser merecedora desse importante momento em sua carreira. Desejamos uma grande competição a Gabriela e a toda delegação brasileira”, afirma o Secretário de Esportes e Lazer, Francisco Favoto.