ENSINO SUPERIOR

UEM mantém desempenho no Guia do Estudante.

Dois cursos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) obtiveram a pontuação mínima no Guia do Estudante, publicação tradicional da Editora Abril, reconhecida por estabelecer parâmetros para estudantes do ensino médio e pré-vestibulandos interessados na avaliação das condições de cursos de graduação em instituições de ensino superior de todo o País. O Guia também classificou 27 cursos da UEM com duas estrelas e oito cursos com uma estrela.

Em termos quantitativos, a UEM praticamente repetiu o desempenho ruim da edição anterior do Guia, o que para a pró-reitora de Ensino da UEM, Ednéia Rossi, é um sinal de que a Universidade vem mantendo a qualidade dos seus cursos. Embora reconheça que o Guia não trabalhe com os padrões de avaliação oficial utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), a publicação da Editora Abril é uma referência importante, principalmente para o vestibulando que costuma utilizá-lo como uma ferramenta de consulta na hora da escolha do curso.

“O desempenho da UEM foi bom e acredito que ele dará à comunidade externa uma dimensão do potencial da Universidade”, justifica a pró-reitora, destacando que parte desse desempenho se deve ao perfil do aluno e à qualificação do corpo docente da Instituição.

Critérios de avaliação - A publicação, que deve chegar às bancas no próximo mês, avalia somente cursos de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente), com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas. Para entrar no sistema de avaliação o curso ainda precisa ter turma formada há pelo menos um ano.

Obedecido estes critérios, os profissionais do GE contam com a ajuda de professores e coordenadores de cerca de três mil faculdades para atribuir os conceitos às graduações. Antes disso, um questionário é enviado para os coordenadores de cada curso. Esse questionário é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica e instalações físicas, entre outros.

Ranking dos cursos – Pelo ranking do Guia os cursos de Zootecnia e Enfermagem da UEM receberam cinco estrelas. Dos 27 pontuados com quatro estrelas, 23 estão no câmpus sede. São eles: Administração; Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Educação Física; Engenharia Civil; Engenharia Química; Estatística; Farmácia; Física; Geografia; Matemática; Medicina; Música; Odontologia; Pedagogia; Psicologia; Química; Secretariado Executivo e Sistemas de Informação. Também com quatro estrelas estão os cursos de Ciências Contábeis e Moda, oferecidos no Câmpus Regional de Cianorte; Engenharia Agrícola, no Câmpus Regional Cidade Gaúcha; e Agronomia, no Câmpus Regional de Umuarama.

Os oito cursos que receberam três estrelas são: Ciência da Computação; Direito; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Desing (Cianorte); Engenharia Têxtil (Goioerê); e Medicina Veterinária (Umuarama).