ECONOMIA

Empresários japoneses visitam Maringá nesta sexta-feira (22).

Empresários de diversos segmentos da cidade japonesa de Ueda serão recepcionados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), na sexta-feira (22), para conhecer o mercado de negócios locais e propor parcerias. A comitiva, organizada pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil - Japão do Paraná - CCIBJ, será recepcionada pelo prefeito Roberto Pupin às 8h30, na Acim.

São empresas dos setores de biotecnologia, metalmecânico, bebidas e alimentos com interesses em parcerias comerciais e industriais, transferência de tecnologia e representação. Participam da comitiva o secretário de Planejamento da Prefeitura de Ueda, Yoshiyuki Kaneko; o vereador Kentaro Matsuyama; os diretores da Câmara do Comercio e Industria Brasil-Japão em Ueda, Satoshi Tsuda e Kazuhiko Uehara; o Diretor da Câmara do Comércio e Industria Brasil-Japão, de Ueda; o presidente e o vice-presidente da empresa Wataya Seisaku-sho, Kenichi Wataya e Kiyohito Koike; o gerente de vendas da empresa Shinshu Meijyou Company, Kyouji Takizawa; o presidente da Empresa Gurimu, Masahiko Sekiguchi; e um representante da empresa Empresa JTB.

A Wataya Seisaku-sho é uma indústria metalmecânico, fabricante de máquinas injetoras de plástico, moldes, e equipamentos para reciclagem de lixo, que busca parceria para a produção de equipamentos no Brasil. A Shinshu Meijyo de Osake produz um dos melhores saquês produzidos no Japão, condecorado com Prêmio Ouro nas Convenções Nacionais, escolhido entre os 432 fabricantes de saques e, ganhador de prêmio dos restaurantes dos Emirados Arabes Unidos. A empresa tem mais de 170 anos de tradição, já exporta para 11 países e quer ampliar a participação no mercado brasileiro.

A Organ needle também é do segmento metalmecânico, fabricante dos mais variados tipos de agulhas para diversas aplicações, e procura revendedor no Brasil. Também da metalmecânica, a Kaise co.Ltd. produz testers e medidores analógicos e digitais. A Shinshu Sanada produz o tsukemono, conserva muito apreciada no mercado japonês. A empresa procura agricultores para plantio e processamento de nozawana, uma variedade de couve manteiga, para colocar no mercado japonês. A Gurimu co. Ltd, empresa do setor de biotecnologia, vai apresentar um produto a base de microorganismo para limpeza de água e solo.