TRANSPORTE

Usuários de ônibus de Maringá ganham 125 novos abrigos

A Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) está instalando 125 novos abrigos nos pontos de embarque de passageiros do sistema de transporte coletivo de Maringá.

A implantação dos abrigos é resultado de um convênio celebrado entre a Prefeitura de Maringá, Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades que estão investindo R$ 150 mil no projeto.

Desse total, 30% representam a contrapartida do município.

Os novos abrigos possuem dois projetos que diferem apenas no tamanho.

O tipo B apresenta 4 metros de comprimento por 2 metros de largura, sustentado por duas estruturas laterais metálicas em forma de "U" invertido e cobertura de fibra de vidro na cor azul.

O interior é composto por um banco metálico de 3,80 metros de comprimento por 35 cm de largura.

Já o abrigo do tipo C apresenta 2,66 metros de comprimento por 2 metros de largura e assento de 2,50 metros de comprimento por 30 cm de largura. No aspecto estético é idêntico ao abrigo do tipo B.

Entre os critérios de seleção dos locais para implantação dos abrigos está a necessidade de que o ponto tenha característica predominante de embarque, que atenda a locais públicos e que apresente maior demanda de usuários.

CONFORTO AOS USUÁRIOS: de acordo com estudos da Setran, ao longo dos itinerários das 58 linhas apenas 30% dos pontos de parada possuem coberturas para proteção dos usuários.

Para a instalação dos novos abrigos é mantido um cadastro atualizado de solicitações e endereços onde se faz necessária a implantação.

Até o momento estão definidos 90 locais para instalação em todo o município.

Os outros 35 pontos serão selecionados em uma segunda etapa.

Com a finalidade de oferecer maior conforto aos usuários do sistema também está sendo adotada uma média de 300 metros como padrão de distanciamento entre os pontos de embarque.

Essa padronização procura evitar paradas freqüentes para dar maior agilidade às viagens, evitar constantes acelerações e desacelerações para reduzir custos do sistema, proteger o meio ambiente através da diminuição da poluição nas paradas excessivas e diminuir riscos de acidentes com menor número de manobras dos ônibus.

"Embora muitos pontos ainda estejam fora da padronização, a Setran vem aos poucos adequando essas paradas de ônibus de forma a não causar desconforto aos usuários que já estão familiarizados com os locais, em muitos casos, há anos", explica o secretário dos Transportes, Valdir Pignata.

Mais informações: 3901-1717 (Secretaria dos Transportes)

Pmm