INFORMÁTICA

Maratona de programação Hackathon será neste sábado (16).

A maratona de programação Hackathon, pré-evento do TICNOVA, será neste sábado (16), a partir das 14 horas no Shopping Maringá Park. Durante 24 horas cerca de 60 programadores vão dedicar o conhecimento para desenvolver a melhor solução na área educacional.

O Hackathon abre a programação do TICNOVA, maior encontro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, que será realizado entre os dias 27 e 29 deste mês em Maringá. Os eventos são realizados pela Software by Maringá (SbM), Câmara técnica de TI do Codem, SindTI e APL de Software; com co-realização do Sebrae e organização da Tasa Eventos.

A maratona de programação reunirá profissionais ligados ao setor de TI, como designers e programadores. O objetivo é desenvolver um software que atenda a proposta dos organizadores, sendo inovadores e utilizáveis. A problemática a ser solucionada é apresentada segundos antes do início do evento.

O Hackathon reunirá até 15 grupos com quatro desenvolvedores cada. O prazo para conclusão dos trabalhos é domingo, às 14 horas. Em seguida, começam as apresentações das equipes para uma comissão julgadora. O termo Hackathon resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona).

As melhores equipes receberão prêmios em dinheiro, inscrições para treinamentos como Startup Pirates e Empretec, três celulares Lumia e kits Nokia Developer. Para o coordenador do Hackathon, Franz Dal Belo, o maior ganho é a experiência adquirida durante o evento. Durante o Hackathon, os organizadores vão disponibilizar alguns computadores para mostrar para as crianças como é fácil programar.