EDUCAÇÃO

Concluído processo de eleição nas escolas municipais

Na quinta-feira, (15), 57 candidatos disputaram as eleições para a direção de 17 escolas municipais – biênio 2006-2007, que esteve em curso das 8 às 21 horas.

A apuração foi realizada ontem (quinta-feira) logo após o término das eleições.

O processo de eleição primou pelo clima de segurança, tranqüilidade e muita organização, com exceção de pequenos registros com campanha de boca de urna.

Nas eleições, que foram realizadas pelo sistema de lista tríplice, conforme estabelece o Decreto nº 1408/2005, os três nomes mais votados de cada escola foram enviados para a administração municipal.

O prefeito Silvio Barros nomeará um deles para cada escola no início do ano, observando todos os critérios e, inclusive, o plano pedagógico.

Tiveram direito a voto alunos com mais de 16 anos, pais de alunos e profissionais da Educação com direito à escolha de dois candidatos.

A secretária da Educação do município, professora Norma Deffune Leandro, agradeceu a comunidade que prestigiou de forma valorosa as eleições para diretores das escolas municipais.

“Os integrantes das comissões eleitorais das escolas foram bastante preparados para realizar o trabalho.

O empenho dessas pessoas foi fundamental para agilizar o processo.

Nossa comunidade poderá ficar tranqüila, porque os eleitos têm referência para administrar as escolas municipais, uma vez que o Decreto nº 1408/2005, que disciplina o processo eleitoral nas escolas municipais, é bastante minucioso e com exigência que garantam a qualificação desses profissionais.

A função de direção das unidades escolares só será exercida por aqueles que:

forem professores, orientadores e supervisores educacionais;

tenham 100% de freqüência no I Seminário Municipal de Gestão Escolar promovido recentemente pela Seduc;

tenham concluído o estágio probatório até a data da posse;

tenham formação em nível superior em curso de licenciatura de graduação curta ou plena, ou ainda, pós-graduação na área de educação;

pertençam ao quadro da Secretaria da Educação do município, há pelo menos três anos;

tenham condições de assumir o período integral no estabelecimento (período diurno) e também disponibilidade para executar as atividades no período noturno, sempre que necessário, de acordo com a proposta pedagógica da unidade escolar e as diretrizes da Seduc;

tenham exercido suas funções integralmente no ano de 2005 na escola na qual pretenda candidatar-se;

tenham aprovado o plano de gestão para os anos letivos de 2006 e 2007 que observe a proposta pedagógica da Seduc.

Informações sobre o assunto na Secretaria da Educação pelo fone 3221-1261.

Pmm