PRÊMIO

Prêmio Empresário do Ano será entregue a Ilson Rezende no próximo dia 22.

Rezende, que é sócio da DB1 Informática, será o homenageado com o prêmio Empresário do Ano 2014.

Prêmio Empresário do Ano será entregue a Ilson Rezende no próximo dia 22.
Ilson Rezende é sócio da DB1 Informática


“Não tive dúvida sobre a carreira que iria seguir”. Assim resume o empresário Ilson Rezende sobre a paixão pela profissão quando começou a cursar Processamento de Dados e que o levou a comandar uma das maiores empresas do setor de Tecnologia da Informação na região. A cerimônia acontecerá no dia 22, a partir das 20 horas, no Chateau Vilage, com expectativa da participação de 500 pessoas. Os convites já estão à venda na secretaria da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), que é promotora do evento junto com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar), Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

A DB 1 foi fundada em 2000 e além da matriz em Maringá, conta com filiais em Presidente Prudente/SP e Hyderabad, na Índia. São mais de 150 colaboradores para atendimento a empresas com projetos personalizados, software de gestão empresarial, nota fiscal eletrônica e software de gestão pecuária. São mais de 500 clientes, entre eles as 20 maiores empresas do Brasil. A DB1 figura entre as maiores fábricas de software do interior do Paraná e entre as melhores empresas para se trabalhar segundo o The Great Place to Work.

A empresa aposta num ambiente de trabalho que foge do comum, com áreas de lazer e convívio, jogos e puffs. “Temos um conjunto de metas e indicadores bem definido. Desta forma não precisamos nos preocupar com o tempo que o colaborador permanece em frente ao computador, até porque o fato de estar ali não significa que esteja produzindo. Quando a pessoa está com dificuldade de concentração, ela para o que está fazendo, passa um tempo nesses ambientes onde pode se distrair e espairecer, e depois retorna para o computador com foco no trabalho”, explica.

Para o futuro, o empresário tem trabalhado para que a DB1 esteja entre os dez maiores grupos de TI do Brasil. “Para chegarmos à nossa meta será preciso crescer em torno de 30%, obrigatoriamente, ao ano”.

Na vida comunitária, Rezende foi presidente da Noroeste Garantias e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor). Ajudou a fundar a Software By Maringá, para mobilizar o setor de TI, e preside a Gumga, uma joint venture de 12 empresas de TI de Maringá. Além disso, é coordenador do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Maringá e Região, é presidente do Comitê Gestor do Armazém Digital (Parque TI), atua como conselheiro fiscal do Sicoob Metropolitano e é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem).

Sobre ter sido escolhido ganhador do prêmio Empresário do Ano, ele diz que se sente honrado. “Dada a quantidade de empresários atuantes e bem-sucedidos em Maringá, estar entre os indicados já seria um prêmio, então ganhar é uma grande honra. Penso no prêmio como um reconhecimento a um grupo que trabalha pelo desenvolvimento e crescimento do setor de TI, que hoje emprega entre três e quatro mil profissionais em Maringá”.

A cerimônia de homenagem terá patrocínio de A5 Arquitetura, Central de Negócios Imobiliários, Centro de Cirurgia da Obesidade Daoud Nasser, Cocamar, Controlsul, Coopercard, Costão do Santinho, Divesa, GetCard, Gráfica Regente, Hospital e Maternidade Maringá, Maringá Park, Noroeste Garantias, O Diário do Norte do Paraná, Sancor Seguros, Sebrae, Sicoob, SindTI, Sub 100, Unicesumar e Unimed Maringá.

Escolha
Uma comissão julgadora formada por representantes de várias entidades escolheu o nome de Ilson Rezende, em 18 de junho, depois que o nome dele foi um dos que recebeu maior número de indicações na primeira fase do processo. Ao todo 26 entidades puderam fazer indicações, seguindo os critérios: as empresas dos candidatos devem ter pelo menos três anos de atividade, os empresários devem apresentar uma trajetória de sucesso e ter participação ativa na sociedade.

No ano passado o ganhador do prêmio foi Fernando José de Faria Ferraz, da F.A. Maringá.