EDUCAÇÃO

Eleição de diretores na Rede Municipal de Ensino será hoje

Hoje (quinta-feira, 15), 57 candidatos disputam as eleições para a direção de 17 escolas municipais – biênio 2006-2007.

As eleições serão realizadas das 8 às 21 horas e , de acordo com o Decreto nº 1408/2005, a eleição será pelo sistema de lista tríplice.

Deverão votar alunos com mais de 16 anos, pais de alunos e profissionais da Educação com direito de escolher dois candidatos.

Os eleitores precisam apresentar um documento de identificação com foto.

A apuração será realizada logo após o término das eleições e os nomes dos três candidatos mais votados de cada escola serão encaminhados para administração municipal que efetuará a nomeação do diretor no início do próximo ano.

Segundo a secretária da Educação do município, professora Norma Deffune Leandro, a lista tríplice possibilita que mais pessoas tenham a oportunidade de se candidatarem, uma vez que, no passado, muitas escolas apresentavam apenas um candidato porque profissionais da educação se sentiam constrangidos em disputarem as eleições.

“Quem ganha com isso é a comunidade que passa a ter um maior número de candidatos e, assim, mais opções de escolha”.

A secretária também ressalta ser importante que a comunidade escolar não deixe de votar.

“Todos nós sonhamos com o melhor resultado e esta também é a vontade do prefeito Silvio Barros”.

“A Educação é uma das prioridades da administração Silvio Barros, na qual o prefeito investe muito do seu tempo, inclusive com conhecimento de causa em busca de alternativas para enriquecer o trabalho pedagógico”, conclui a secretária da Educação.

Processo eleitoral: a Secretaria da Educação preparou o processo eleitoral de forma bastante minuciosa, para que esse seja tranqüilo e seguro .

As urnas foram cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Foi eleita, em cada unidade escolar, por meio de uma reunião, uma comissão eleitoral, composta por um professor, um outro profissional da Educação e dois pais de alunos com o objetivo de coordenar todo o processo eleitoral.

Os coordenadores das comissões eleitorais das escolas, por meio de uma reunião na Seduc, receberam orientações para atuar nesse processo.

De acordo com o Decreto nº 1408/2005, que disciplina o processo eleitoral nas escolas municipais, a função de direção das unidades escolares só será exercida por aqueles que:

forem professores, orientadores e supervisores educacionais;

tenham 100% de freqüência no I Seminário Municipal de Gestão Escolar promovido recentemente pela Seduc;

tenham concluído o estágio probatório até a data da posse; tenham formação em nível superior em curso de licenciatura de graduação curta ou plena, ou ainda, pós-graduação na área de educação;

pertençam ao quadro da Secretaria da Educação do município, há pelo menos três anos;

tenham condições de assumir o período integral no estabelecimento (período diurno) e também disponibilidade para executar as atividades no período noturno, sempre que necessário, de acordo com a proposta pedagógica da unidade escolar e as diretrizes da Seduc;

tenham exercido suas funções integralmente no ano de 2005 na escola na qual pretenda candidatar-se;

tenham aprovado o plano de gestão para os anos letivos de 2006 e 2007 que observe a proposta pedagógica da Seduc.

Pmm