TRÂNSITO

Projeto orienta motociclistas com aulas teóricas e práticas gratuitas.

A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) registrou mais de 1.600 feridos em acidentes com motos de janeiro a junho deste ano. No mesmo período, 18 motociclistas foram vítimas fatais. Por conta dessas estatísticas, a secretaria lançou segunda-feira (28), às 10h30, o projeto permanente Motociclista Prudente, com aulas teóricas e práticas gratuitas.

De acordo com o secretário de Trânsito e Segurança, Ideval Oliveira, a intenção é mobilizar a população alertando para a importância de reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo primeiramente motociclistas que pegaram a carteira de habilitação definitiva este ano.

“Os índices mostram que grande parte dos acidentes ocorrem com motociclistas que retiraram a carteira de motorista definitiva há pouco tempo. O projeto permanente vai capacitar e orientar esse público com a finalidade de reduzir acidentes e salvar vidas no trânsito”, disse.

A primeira turma, de 30 pessoas, começou a capacitação nesta segunda-feira (28), no pátio da Setrans, com aulas teóricas das 8 às 11h30 e práticas das 13h30 às 17 horas. Os interessados devem portar CNH na categoria A e comparecer ao curso com moto particular para poder realizar as aulas práticas.

O projeto terá novas turmas todas as semanas, de segunda a quinta-feira, e as inscrições podem ser realizadas no setor de Educação de Trânsito da secretaria (avenida Gastão Vidigal, 421).

Na última semana, a Setrans promoveu blitze educativas em pontos estratégicos com malta concentração de motociclistas para fazer uma vistoria geral nos equipamentos e orientá-los a prevenir acidentes. Essas ações também devem continuar no decorrer do mês, com campanhas educativas e posteriormente com a emissão de multas.

Serviço:

Informações na Secretaria de Trânsito e Segurança, pelo telefone 3221-8531.