CIDADE

Prefeitura retoma construção de passarela no Parque do Ingá

A Prefeitura de Maringá irá retomar, hoje (13), a construção da passarela do Parque do Ingá que permitirá a reabertura do portão localizado na avenida Laguna, fechado há três anos.

A reabertura é uma antiga reivindicação dos moradores da Vila Operária e um compromisso de campanha do prefeito Silvio Barros.

A passarela começou a ser construída em outubro e poucos dias depois a obra foi embargada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com a justificativa de que as modificações teriam avançado sobre uma área verde que não poderia ter sido derrubada.

O secretário do Meio Ambiente e Agricultura de Maringá, José Croce Filho, esteve ontem (12) na superintendência regional do Ibama, em Curitiba, onde teve acesso ao levantamento do embargo, que determinou a liberação da obra por concluir que a prefeitura cumpriu com as determinações previstas no plano de manejo da unidade de conservação.

O Ibama chegara a exigir que a Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura de Maringá demolisse imediatamente parte da passarela que estava sendo construída no parque até o dia 21 de novembro, sustentando a posição de que a obra teria avançado sobre uma área verde que não poderia ter sido derrubada.

Além da demolição, o Ibama também solicitara que o município fizesse um novo projeto, adequando-o ao plano de manejo, dando prazo de 10 dias para que a Prefeitura o enviasse para Curitiba.

Segundo o secretário, "agora que temos certeza de que não há nenhum impedimento, a obra deve ser retomada hoje mesmo (13), para que possa ser concluída mais rápido possível", conclui.
Pmm