TRÂNSITO

Setran apóia Fórum de Trânsito em Maringá

A Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) estará atuando em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Detran-PR durante a realização do VIII Fórum de Trânsito Mutirão pela Vida.

A realização do evento está programada para o dia 13 deste mês, das 14h às 18h, no Auditório D. Etelvina - no Bloco 7 do Cesumar.

O Fórum reunirá lideranças políticas e representantes de diversos segmentos da sociedade comprometidos com a redução dos índices de fatalidade no trânsito paranaense.

A finalidade do encontro é dar início ao processo de criação dos Conselhos Municipais de Trânsito.

De acordo com o secretário municipal dos Transportes, Valdir Pignata, a expectativa é que o evento reúna 500 participantes, já que terá a presença de 10 representantes de cada uma das 30 cidades que compõem a AMUSEP - Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense.

"A importância do Fórum está na necessidade de integração dos profissionais e administradores do setor de trânsito para a definição de ações conjuntas que possibilitem a redução dos acidentes na área urbana dos municípios.

É isso o que vamos buscar", esclarece o secretário.

RESPEITO AO PEDESTRE: em Maringá, a campanha "Faixa: Eu Paro" - desenvolvida desde o mês de setembro pela Setran em parceria com o 4º Batalhão de Polícia Militar, Tiro de Guerra e voluntários de entidades sociais - registrou apenas uma morte por acidente de trânsito na área urbana durante o mês de novembro deste ano.

O número não era registrado desde maio de 2002 - ou seja, há três anos e meio - e foi menor que o verificado em setembro deste ano, quando ocorreram duas mortes por acidentes de trânsito na cidade.

Dados registrados nos boletins de acidentes de trânsito do 4º BPM apontam também que o número de atropelamentos no mês de outubro deste ano em Maringá foi 54,2% menor que no mês de outubro do ano passado.

Em 2004 aconteceram 24 atropelamentos no mês de outubro, enquanto neste ano, no mesmo mês, o número não passou de 11.

De início a campanha "Faixa: Eu paro" foi desenvolvida em 22 pontos críticos de ruas e avenidas centrais onde não há semáforo para controle do tráfego na cidade.

A partir de novembro foram implantados mais nove pontos de parada antes da faixa ao longo da Avenida Mandacaru, apontada como a primeira colocada no ranking entre as vias críticas por atropelamentos na cidade.

Mais informações: 3901-1717 (Setran)

Pmm