ARTESANATO

Associação de Artesanato Maria do Ingá foi selecionada para exposição da Copa do Mundo.

Associação de Artesanato Maria do Ingá foi selecionada para exposição da Copa do Mundo.
Bonecas serão expostas e vendidas na Fifa Fan Fest.

A Associação de Artesanato Maria do Ingá foi uma das classificadas para expor e vender bonecas em algumas cidades-sede da Copa do Mundo, no projeto Vitrines Culturais, do Governo Federal. O Ministério da Cultura selecionou 60 mil peças artesanais de todo o Brasil que serão expostos na Fifa Fan Fest e nos espaços culturais de sete cidades-sedes do mundial.

O programa do governo federal avaliou o trabalho de artesãos de todas as regiões do país, seguindo uma seleção de acordo com o valor simbólico e estético das peças que representam a cultura brasileira. Os artesanatos serão expostos nas seguintes cidades-sedes dos jogos: Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

De acordo com a presidente da Associação, a artista plástica Joseane Bornelli, o grupo Maria do Ingá se inscreveu no projeto assim que o edital foi lançado pelo Ministério da Cultura. “Nosso intuito é aprimorar o trabalho que realizamos e crescer ainda mais. Com essa oportunidade, vamos levar o artesanato feito em Maringá para o mundo”, conta.

A escolha das peças da Maria do Ingá demonstra a qualidade do artesanato local. A associação surgiu em 2004, e através de parceria com a Prefeitura e o Sebrae passou a focar a produção dentro dos aspectos culturais de Maringá.