COMÉRCIO

Sindicatos orientam lojistas sobre jornada de trabalho nos dias de jogos do Brasil.

A Copa do Mundo tem início no próximo dia 12, com a partida entre o Brasil e a Croácia, às 17 horas, na Arena Itaquera em São Paulo. O Sivamar (Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região) e o Sincomar (Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá) estão orientando os lojistas a dispensarem os colaboradores uma hora antes dos jogos da seleção brasileira para que eles possam acompanhar pela televisão.

“Como as datas dos jogos não são feriados, os sindicatos não têm como regulamentar horários. Por isso estamos dando essa orientação aos comerciantes, para que eles entrem em acordo com seus funcionários”, explica a advogada e superintendente do Sivamar, Lisley Messias da Silva.

Já no caso das empresas que têm jornadas que vão além do horário de término dos jogos – como os supermercados, por exemplo – a orientação dos sindicatos é que sejam criadas condições para que os trabalhadores assistam às partidas no próprio local de trabalho. “Inclusive essas empresas podem cerrar as portas durante o jogo e reabrir depois, normalmente. Mas tudo deve ser feito a partir de acordo interno entre empresários e trabalhadores”, sugere Lisley.

Os próximos jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo estão marcados para o dia 17 de junho, às 16 horas, contra o México, e para o dia 23 de junho, às 17 horas, contra Camarões.