ESPORTE

Atletas maringaense de vôlei são convocados para seleções de base.

Atletas maringaense de vôlei são convocados para seleções de base.
Atletas Caio Ribeiro e Gabriela Cândido, ao lado do treinador.

Os atletas Kaio Ribeiro e Beatriz Flávio de Carvalho foram para o Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV) em Saquarema (RJ), e Gabriela Cândido da Silva embarcará para o mesmo destino nesta segunda-feira (2). Os atletas passarão por um período de treinos, amistosos e testes, junto com às seleções brasileiras de base.

′′O voleibol é um dos principais esportes do país e saber que três atletas de Maringá foram convocados para seleções brasileiras de base é uma enorme satisfação. O fato demonstra que o trabalho da Associação Maringaense de Voleibol com o Professor Dema (Valdemar Umbilino) está sendo muito sério e qualificado, além de ressaltar a forte estrutura esportiva que o município possui′′, expõe o secretário interino de Esportes e Lazer, Afonso Fernandes Martins Neto.

O ponta Kaio, que conta com recentes participações na seleção, e a ponta/oposta Beatriz, que há três anos mudou-se de Lobato e está em Maringá praticando voleibol, foram convocados pela seleção brasileira infantil e passarão por uma etapa preparatória até julho na cidade carioca. Após este período a equipe feminina embarca para um sul-americano, também preparatório, no Peru.

Gabriela Cândido da Silva, que também atua como ponta e soma outras participações na base da elite nacional do voleibol, está uma categoria acima de seus companheiros maringaenses, pois defende a seleção brasileira infanto-juvenil. Esta categoria ficará se desenvolvendo em Saquarema até outubro, com intervalo para a disputa de um torneio amistoso nos Estados Unidos da América.

′′É de extrema importância ser convocada para seleção brasileira de base, pois é nela que se adquire ainda mais experiência, algo que todo jovem atleta precisa buscar. Sou atleta do voleibol maringaense desde de 2010 e aqui eu cresci muito dentro do esporte, pois a cidade tem uma das melhores bases de vôlei do Paraná′′, explicou a atleta maringaense de voleibol, Gabriela Cândido da Silva.

O que representa o CVD de Saquarema

O Centro de Desenvolvimento de Voleibol ocupa uma área de 108 mil m², em Saquarema, no Rio de Janeiro, e é a sede oficial da CBV, organizado como um centro de treinamento por excelência, seu objetivo é concentrar em um só local todas as instalações e equipamentos necessários para o treinamento de equipes esportivas, tendo em vista a formação, o desenvolvimento e a reciclagem de recursos humanos.

A estrutura também permite otimizar o programa de treinamento das seleções brasileiras em todas as suas categorias, promovendo integração entre as comissões técnicas e possibilitando intercâmbio entre os planejamentos. O projeto conta ainda com atendimento ao público por meio de ações sociais em suas dependências, além de promover e sediar cursos de formação e reciclagem de árbitros, treinadores, dirigentes e profissionais do esporte.

Também serão disponibilizados recursos materiais apropriados à realização de cursos, pesquisas e seminários. Entre as dependências do Centro de Desenvolvimento do Voleibol - Saquarema, os atletas e comissões técnicas têm à sua disposição 4 quadras indoor, 4 quadras para vôlei de praia, 2 quadras de tênis, 1 campo de futebol society e 1 oficial, piscina olímpica e infantil, além de salas de musculação e fisioterapia, auditórios, sala de imprensa, vestiários, hotel e restaurante.