AÇÃO SOCIAL

Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes será comemorado com ações.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) vai promover nesta sexta-feira (16) uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional de Enfrentamento e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.

As ações terão início às 8 horas, com uma oficina de trabalho para educadores e técnicos no auditório da PUC (Avenida Duque de Caxias, esquina com a avenida Prudente de Moraes, Centro), e prosseguem das 14 às 17 horas, com a distribuição de material de divulgação na Praça Raposo Tavares.

A campanha “Faça Bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes” foi criada para destacar a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido em consonância com as determinações do Ministério do Desenvolvimento Social. A Sasc vem promovendo ações desde o início do mês e vai finalizar a celebração da data com um dia de atividades.

Segundo o secretário de Assistência Social, Flávio Vicente, a proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

“Queremos convocar todos - família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, imprensa - para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida”, convidou.

18 de Maio

Em 2014 se comemora o 14º ano de mobilização no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00.

A data foi escolhida em razão de um crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli” e ocorreu em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). Araceli era uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Programação:

Manhã

Local: Auditório da PUC - Av. Duque de Caxias X Av Prudente de Moraes- Centro

Horário: 08 as 11h30min

Público: Educadores e Técnicos

Atividade: Oficina de Trabalho “Multidisciplinaridade em situação de abuso e violência contra criança e adolescente"

- Jane Biscaia Hartamam- Psicologa- UEM - discussão sobre o atendimento no HURM

- Célia Regina Cortellet, psicóloga- discussão sobre o atendimento Delegacia da Mulher - atendimento a crianças vítimas de violência da nona subdivisão policial.

- Eliane Amarilha de Souza Dantas, Assistente Social- discussão sobre o atendimento CREAS/SASC

Tarde

Local: Praça Raposo Taveres- Centro

14 as 17 horas

Atividade: Ação de mobilização junto a comunidade em geral

Distribuição de material de divulgação do dia Nacional de Combate e Enfrentamento da Violência contra crianças e adolescentes.