ECONOMIA

Maringá está entre as cidades com maior crescimento de indústrias no Paraná.

Maringá está entre os municípios paranaenses com maior crescimento na instalação de novas indústrias nos últimos 13 anos, segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda, a frente inclusive de Curitiba e Londrina. No período, a industrialização de Maringá apresentou um crescimento de 51,7%, passando de pouco mais de 1,5 mil estabelecimentos industriais para mais de 2,3 mil.

No mesmo período, Curitiba apresentou um crescimento de 49% e Londrina de 28,3%. Foz do Iguaçu lidera a lista com crescimento de 86,2%, passando de pouco mais de 290 indústrias para 418 atualmente. Nas áreas de comércio e serviços, Maringá também está entre os municípios com maior crescimento no número de empresas instaladas, um incremento de 59,9%, novamente à frente de Curitiba (50%) e Londrina (44%).

Para o prefeito Roberto Pupin o bom desempenho de Maringá se deve à política de atração de novas indústrias implantadas nos últimos anos, a boa gestão pública e o papel fundamental do Codem que representa a sociedade civil nos planos de desenvolvimento econômico de Maringá. “Quando a cidade adota uma política de gestão responsável e inovadora, junto com programas de incentivo ao setor produtivo e tem o apoio da sociedade os resultados aparecem”, destaca o prefeito, que prevê um desempenho ainda maior com a Cidade Industrial de Maringá, que já está com 85% das áreas vendidas.