DENGUE

Ciclo de fumacê começa nesta quarta-feira (23) em bairros da Zona Sul de Maringá.

A Secretaria de Saúde começa nesta quarta-feira (23), a nebulização de fumacê em 19 bairros da Zona Sul: Conjunto Borba Gato, Vila Marumbi, Jardim Tabaetê, Novo Horizonte, Residencial Aeroporto, Jardim Aclimação, Vila Nova, Internorte, Parque da Gávea, Paraíso, Madrid, Cidade Alta, Tarumã, Parque Itaipu, São Silvestre, além das Zonas 3, 6, 7 e 8. O critério para aplicação é com base no número de casos notificados e o índice de infestação predial.

Nesta semana também estão sendo encerrados os últimos ciclos de nebulização em alguns bairros da Zona Norte. Ao todo são 7 veículos nebulizadores da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado atuando na cidade.

O fumacê é aplicado em cinco ciclos, com intervalos de três dias entre cada um. Por isso a importância de abrir portas e janelas dos imóveis, e manter casas, empresas e terrenos livre de condições de água parada. A aplicação é diária, desde que existam condições climáticas, sempre pela manhã, das 6 às 9 horas e no final da tarde e início da noite, das 16 às 21 horas.

“O fumacê é eficaz contra o mosquito alado, por isso o morador deve abrir as janelas e portas, para alcançar o mosquito dentro do imóvel. A nebulização mata o mosquito mas não elimina os ovos e as larvas, que proliferam na água parada”, explica o secretário Antonio Carlos Nardi.

Em todos os levantamentos de índice de focos, o lixo deixado em quintais, pátios de empresas, terrenos baldios e outros locais ficam em primeiro lugar na proliferação do mosquito, seguido pelo prato de vaso e outras condições que podem ser evitadas pelas pessoas.

“A dengue se combate todos os dias, e é um dever de todos nós, por isso estamos alertando a população o ano todo para eliminar água parada, especialmente neste período de temperaturas elevadas quando o mosquito está mais ativo e prolifera mais rápido”, acrescenta o secretário.