MOBILIDADE URBANA

Contorno Oeste da UEM visa melhorar trânsito na região Norte da cidade.

Contorno Oeste da UEM visa melhorar trânsito na região Norte da cidade.
Contorno Oeste da UEM inclui drenagens, pavimentações e construção de pontes.

Moradores da região Norte da cidade serão beneficiados com uma importante obra de mobilidade urbana, projetada pela Prefeitura na lateral oeste do campus da UEM. O prefeito Roberto Pupin assinou nesta segunda-feira (7) a licitação para início das obras, que integram o projeto de mobilidade urbana, com recursos de R$ 8.825.309,77 do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Participaram da solenidade de assinatura o coordenador do Programa Pró-cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Leopoldo Fiewski, o vereador Luiz Pereira, o chefe de Gabinete da Reitoria da UEM, Maurício Antonio Custódio de Melo, o presidente da Federação das Associações de Bairro de Maringá (Feabam), Antônio Cuenca, o chefe de Gabinete, Mário Hossokawa, secretários e servidores municipais.

O coordenador do Programa Pró-cidades do BID fez uma apresentação mostrando as intervenções projetadas pela Prefeitura para a região Norte, no entorno da UEM.

“As obras darão continuidade ao binário Norte-Sul, complementando as ações de mobilidade urbana que estão sendo projetadas pela Prefeitura. A equipe executora do Pró-cidades e as secretarias de Planejamento e de Obras tiveram papel fundamental no desenvolvimento e nas readequações do projeto”, afirmou Fiewski, lembrando que para esta obra serão utilizados cerca de 3,8 milhões dos 13 milhões de dólares liberados pelo BID para Maringá.

O contorno oeste da UEM inclui a drenagem de 3,7 mil metros, pavimentação de 32 mil metros quadrados e a construção de duas pontes. Além da duplicação da avenida Lauro Werneck, a obra inclui a adequação da rua Alencar de Oliveira Paiva, abertura da rua Cristal, e o prolongamento da avenida Alicio Campolina. A abertura das propostas será no dia 14 de maio, e o prazo de conclusão das obras de 12 meses a partir da ordem de serviço.

O prefeito Roberto Pupin explicou que o contorno é uma das obras de mobilidade programadas para a região Norte, atendendo a 30 mil usuários do transporte coletivo que precisam de mais opções para se deslocar para a área central, além das avenidas Mandacaru, Morangueira e Pedro Taques.

“Já temos liberados R$ 70 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 para fazer o outro contorno da UEM, pela avenida Herval. O projeto está pronto, a Prefeitura acatou as solicitações da reitoria e está aguardando a aprovação dos conselhos da universidade. A região Norte tem uma demanda muito grande por mobilidade e estamos redesenhando ruas e avenidas para promover importantes melhorias por toda a cidade. Pedimos que a UEM avalie com carinho nossa proposta conjunta para que possamos melhorar ainda mais o trânsito daquela região”, pediu o prefeito.

O presidente da Feabam, Antônio Cuenca, apresentou um abaixo-assinado com 5.470 assinaturas coletadas na região Norte, solicitando a liberação da transposição da avenida Herval pelo campus da UEM. “Entendemos que é uma obra de suma importância e aguardamos um consenso para que o projeto tenha andamento”.

O vereador Luiz Pereira fez um agradecimento especial em nome da comunidade dos bairros da região Norte e enalteceu a importância da obra para toda a cidade. “O trânsito depois da avenida Colombo é muito precário e complicado. Há mais de 20 anos existem reivindicações por parte da comunidade para que algo seja feito para melhorar. O contorno oeste da UEM, e principalmente o prolongamento da avenida Campolina, ligando as avenidas Morangueira e Mandacaru, serão obras importantes para dar início a essas melhorias”, disse.

Segundo o chefe de Gabinete da Reitoria da UEM, a universidade também está comemorando os benefícios com as obras. “A UEM está feliz por poder, em parceria com a Prefeitura, melhorar o trânsito da cidade. A universidade está aqui para trabalhar em benefício da cidade. Será uma obra de grande importância e esperamos que fique pronta o mais rápido possível para que todos possam desfrutar”.

A Prefeitura vai programar as intervenções em conjunto com a UEM, respeitando o calendários escolar para que não haja prejuízos em datas como o vestibular e concursos.