MEIO AMBIENTE

Prefeitura entrega revitalização do Parque Alfredo Nyffeler nesta sexta-feira (4).

Prefeitura entrega revitalização do Parque Alfredo Nyffeler nesta sexta-feira (4).
Revitalização do parque exigiu em torno de R$ 2 milhões para obras.

A comunidade da zona norte de Maringá recebe nesta sexta-feira (4), a reurbanização do Parque Alfredo Nyfeller, obra que sintetiza um dos principais enfoques da administração: a preservação e recuperação ambiental. A solenidade de entrega será às 9 horas, na entrada principal do parque, na rua Bogotá.

Recuperado e modernizado pela Secretaria do Meio Ambiente, o parque ganhou melhorias e atrativos para visitação. Com 104.967,72 m2, localizados em uma área densamente habitada da Vila Morangueira e Jardim Alvorada, um lago com 32.860 m2 e até 8 metros de profundidade alimentado pelo Ribeirão Morangueiro, onde vivem biguás (aves pescadoras), tilápias, pacus, piaus e lambaris, o Nyffeler passou inclusive por uma reestruturação administrativa para garantir ambiente limpo e seguro para os visitantes.

De início o secretário encarregado das mudanças, Umberto Crispim de Araújo, organizou o parque com a presença de servidores para limpeza e administração. Nas obras, a área de entrada elevada que infiltrava umidade nas instalações de sanitários e administração foi impermeabilizada, os sanitários reformados (agora são 13 com novas louças e mármores), adequando-se novo espaço administrativo e posto de vigilância, com base da Guarda Municipal garantindo segurança a todos os visitantes.

Obras
Para realizar as melhorias que exigiram investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, o secretário conseguiu o apoio também da iniciativa privada – Construtora A.Yoshii, Unimed, Supermercados Condor e Gelita – por abrir um espaço ecológico exemplar e bem preservado para a visitação da comunidade. As empresas investiram principalmente na grande área de entrada do parque, na rua Bogotá, que ganhou 600 metros de novo calçamento em paver, oito chafarizes, ATI e uma Estação Saúde.

O trabalho iniciado no ano passado implantou 1.116 metros lineares de nova cerca de arame para proteger o parque, 800 metros de gradis em torno do lago, nova caixa de água com 5 mil litros, 800 metros de asfalto (com 2,5 metros de largura) na via de paralelepípedos em torno do lago para maior conforto em caminhadas e corridas, implantação de 24 postes de iluminação, recuperação de 700 metros de calçadas, instalação de corrimãos em escadarias e dois novos parques infantis que eram muito requisitados pelos visitantes.

A Secretaria do Meio Ambiente introduziu também centenas de mudas de árvores nativas e frutíferas, além de soltar no lago, com ajuda de alunos de escolas dos dois bairros, 10 mil peixes juvenis que futuramente poderão ser pescados pela população. Segundo o secretário Umberto Crispim, com os cuidados, novidades e segurança que o Alfredo Nyfeller ganhou, a Secretaria vem sendo procurada por associações e esportistas que querem utilizar a área e o lago para treinamentos e competições, inclusive de nautimodelismo: “Estamos alcançando assim os objetivos que o prefeito Roberto Pupin fixou: ênfase no meio ambiente e aproximação da população para que conheça e desfrute o melhor que a natureza pode nos oferecer”.

A revitalização do Parque Alfredo Nyffeler está dentro da proposta da administração, que criou uma grande frente de ações contra a poluição e exploração indevida dos recursos naturais. São iniciativas de recuperação de nascentes, mapeamento e proteção dos córregos, plantio de milhares de árvores ribeirinhas, introdução de milhares de peixes inclusive nos rios Ivaí, Pirapó, solução para o problema de erosão do Horto Florestal e já prepara trabalho de recuperação do Bosque dos Pioneiros.