MEIO AMBIENTE

Dia da Água será comemorado com plantio de árvores ribeirinhas.

Para comemorar o Dia Mundial da Água com participação da comunidade, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) promoverá no próximo sábado (22), plantio de mudas frutíferas e de outras espécies nativas nas margens do Córrego Miosótis.

Segundo o secretário Umberto Crispim de Araújo, essa promoção visa despertar a atenção dos maringaenses para a importância dos córregos urbanos, que quando não são protegidos acabam carregando sujeira e poluição também para os dois maiores rios da região, o Ivaí e o Pirapó, que abastece a cidade de água potável. “Toda a poluição que o maringaense provoca em seus córregos, principalmente no lado dos que descem para o Rio Pirapó, acaba por prejudicá-lo diretamente”, afirma.

A atividade, a partir de 9 horas, consistirá no plantio de 2.500 mudas nas margens da área onde o Miosótis corta o Jardim Tóquio. O plantio será feito pela população convidada, estudantes e 120 universitários da Faculdades Alvorada.

Outras atividades contra a poluição e melhoria da água estão programadas pela Sema para os próximos dias. No dia 30, em Uniflor, promoção conjunta das prefeituras local e de Maringá, serão plantadas mil árvores às margens do Rio Pirapó, que também receberá 10 mil juvenis (alevinos maiores) de peixes de espécies nativas na altura do local denominado Ponte Preta.

Mais plantios e soltura de peixes estão sendo programados também para Jussara e outras cidades da região.