PROCON-PR

Pesquisa constata variação de até 180% no preço do pescado.

Pesquisa de Pescados divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Procon de Maringá mostra que o preço dos pescados está mais caro que o ano passado e indica uma variação de até 180% nos valores praticados pelo mercado.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 11 de março em 9 estabelecimentos da cidade, e foram consultados 24 produtos, identificando uma variação maior na sardinha eviscerada (180%).

Além da sardinha e da tilápia, outros seis pescados tiveram variações superiores a 100%: Filé de Tilápia 156,79%, Filé de Linguado 156,41%, Sardinha Espalmada 150,28%, Filé de Salmão 148,20%, Bacalhau do Porto 145,47%, Filé de Merluza 128,56%, Pintado Inteiro 106,12%.

O diretor do Procon, João Luiz Agner Regiani, alerta para a importância de pesquisar antes de comprar. “No período da Quaresma as pessoas consomem mais peixe. O nosso objetivo com a pesquisa é mostrar ao consumidor que o preço varia e que o ideal é pesquisar para comprar com um preço melhor”, destaca.

A pesquisa apurou ainda, uma variação do preço médio em 70,09% entre os estabelecimentos pesquisados.

Não foram consideradas para esta pesquisa diferenciação de produtos importados ou nacionais, congelados ou frescos, tamanho, mas, considerados apenas produto e preço.

Os produtos comercializados em embalagem com peso em gramas foram convertidos para preços em Kg.

O Procon orienta que para os produtos deste gênero, além do preço, é de suma importância verificar as condições, procedência, conservação e qualidade do produto.