GERAL

Recadastramento de carroceiros começa terça-feira

Está programada para os dias 22, 23 e 24 deste mês a nova etapa de cadastramento e recadastramento dos carroceiros que trafegam na área urbana de Maringá.

O projeto "Carroceiro Cidadão" será desenvolvido pela Prefeitura de Maringá - por meio de equipes das secretarias municipais dos Transportes, Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social - em parceria com o Centro Universitário de Maringá - Cesumar, 4° Batalhão de Polícia Militar, ACIM, SENAC, SESI e as prefeituras de Sarandi e Paiçandu.

Durante os três dias de realização do projeto, os carroceiros da região serão atendidos no período das 8h às 17 horas no pátio interno da Secretaria dos Transportes, localizada no prédio do antigo Aeroporto, à Avenida Gastão Vidigal, n° 421, Zona 8.

A finalidade é fazer com que todos os donos de veículos de tração animal sejam cadastrados e tenham seu perfil sócio-econômico avaliado para ingressar em cooperativas de trabalho com estratégias para promover a melhoria da renda familiar.

Cada carroceiro será orientado também sobre a importância da preservação da saúde do animal de tração, através do controle da alimentação, higiene, sanidade e bem-estar.

As carroças ganharão uma placa e sinalização refletiva que garantirão sua circulação.

BONS RESULTADOS: além da finalidade de inclusão social, o projeto "Carroceiro Cidadão" tem como objetivo a redução do número de acidentes envolvendo essa atividade na área urbana do município.

De acordo com estatísticas da Secretaria Municipal dos Transportes (Setran), nas etapas anteriores do projeto foram cadastrados 534 carroceiros.

Desse total, 46% são de Maringá e os outros 54% são originários de cidades vizinhas.

Com os procedimentos adotados os acidentes de trânsito tiveram 90% de redução.

No período anterior à fase de implantação do projeto o município havia registrado dezoito acidentes de trânsito envolvendo veículos de tração animal, resultando em quatro vítimas fatais.

Após a implantação do projeto não foi registrado nenhum acidente com óbito envolvendo esse tipo de veículo.

Mais informações: 3901-1717 (Secretaria dos Transportes)

Pmm