DENGUE

Saúde inicia fiscalização contra dengue em ferros velhos de Maringá.

A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde iniciou nesta terça-feira (25), uma ação nos ferros velhos do município para fazer cumprir a Resolução 0029/2011, que torna obrigatória a elaboração de um Plano de Gerenciamento para Prevenção e Controle da Dengue (PGPCD). Tal ação é destinada aos comerciantes e proprietários de estabelecimentos que trabalham com ferro velho, sucatas e similares.

Já foram vistoriados oito ferros velhos, orientados a apresentar à Secretaria Municipal de Saúde o PGPCD. Tal plano explana as ações e destinações corretas que este ramo deve cumprir na prevenção do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Os proprietários ou responsáveis pelos estabelecimentos citados terão que realizar ações de sensibilização junto aos funcionários e de forma organizativa fazer a segregação e melhor acondicionamento dos materiais que possam servir de criadouro do mosquito. Nos casos onde a resolução não for atendida a empresa pode ser multada em até R$ 17.850.

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Saúde lança a campanha Carnaval sem Dengue e sem Aids. O lançamento será às 11 horas, na Praça Raposo Tavares, com o início das ações de mobilização contra a dengue, orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos. A campanha prossegue durante todo o período de carnaval, nos bailes populares programados para os bairros e distritos, nos bailes dos clubes sociais e locais de concentração popular.