MEIO AMBIENTE

Morador é multado por cortar ipês em via pública

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Maringá multou em R$ 12 mil um morador da Zona 5 que cortou, na última quinta-feira (9),três ipês adultos plantados em via pública.

As árvores estavam em frente à residência do morador, localizada na rua Nelson Abraão. A fiscalização chegou ao local depois de receber uma denúncia anônima. Os técnicos constataram que os três ipês cortados eram sadios e com troncos eretos, portanto não ofereciam risco de queda.

A multa foi aplicada com base na lei municipal 2585/89, que prevê pena pecuniária para quem (pessoa física ou jurídica) cortar ou provocar a morte de árvores plantadas em vias públicas. Pelo porte e idade dos ipês,a multa foi calculada em R$ 4.040,00 por unidade.

O morador autuado recebeu 20 dias de prazo para apresentar recurso contra a multa. A Secretaria de Meio Ambiente ressalta que a legislação ambiental do município proíbe o corte ou poda de árvores públicas por pessoas não autorizadas. Este tipo de trabalho é de atribuição da Prefeitura. O corte só é autorizado após uma avaliação técnica de um engenheiro florestal.

PMM