GERAL

"Projeto Arte Urbana TIM" resulta em mosaico

Mesmo com intensa chuva, na tarde de ontem (quinta-feira, 9) foi descerrada a placa inaugural do painel mosaico "Projeto Arte Urbana TIM", no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro (Vila Olímpica), uma parceria entre Prefeitura de Maringá (Secretaria da Educação) e TIM.

Participaram do evento, a secretária da Educação do município, Norma Deffune Leandro; o secretário dos Esportes e Lazer, Roberto Nagahama; a vereadora Edith Dias, representando a Câmara Municipal de Maringá; o diretor do Procon, Ulisses Maia; os representantes da TIM, Doroteu Fabro, diretor de assuntos corporativos; Osvaldo Catarin, gerente do interior do Estado; a gerente de Comunicação Social, Carmem Murara e Vaine Barbieri, coordenadora geral do Projeto Arte Urbana TIM.

Também marcaram presença na atividade alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino e coordenadores da Secretaria da Educação do município (Seduc).

A secretária da Educação, Norma Deffune Leandro, agradeceu à direção da TIM por ter escolhido Maringá como a primeira cidade do interior do Estado para ter o projeto viabilizado.

"Este trabalho contribuiu para o resgate da cidadania e com ações assim é que a cidade se torna mais rica e sorridente.

Que essas bênçãos aconteçam em todo o país".

A professora Norma também disse que o empenho de professores e alunos foi fundamental para que a fachada do Ginásio Valdir Pinheiro ficasse primorosa.

Doroteu Fabro, representando a TIM, destacou a satisfação da empresa em investir num projeto em Maringá, "cidade considerada um ícone do Estado pelo seu planejamento, organização e beleza".

Disse, ainda, que o que o projeto ajuda a aumentar o espírito de cidadania, da proteção do bem público, que deve ser tratado como um assunto da coletividade.

"Esses alunos vão levar para toda sua vida essa experiência", concluiu.

Fabro também ressaltou que espera que, a exemplo da TIM, outras empresas possam investir em cultura.

"O desenvolvimento econômico deve ser acompanhado pelo desenvolvimento social".

"É um presente que estamos ganhando.

A Secretaria dos Esportes agradece em nome de todos os jovens que utilizam o espaço.

É importante a comunidade se conscientizar do mal que o vandalismo faz ao bem público", avaliou o secretário dos Esportes e Lazer, Roberto Nagahama.

"Projeto Arte Urbana TIM"

As peças de mosaico afixadas na fachada do Ginásio Valdir Pinheiro foram preparadas com pastilhas de vidro, por 300 alunos de 7ª e 8ª séries de seis escolas municipais e 30 professores.

Os coordenadores do trabalho pelo município foram Sandra Brendolan e Luiz Amblard e pela TIM, o coordenador foi o artista paulistano Renato Izabela, coordenador de Projetos Especiais da ONG Cidade Escola Aprendiz.

O objetivo do projeto é levar arte-educação para os alunos e, com o resultado do trabalho, decorar espaços públicos, bem como conscientizar os alunos sobre a importância de não depredar esses espaços.

Participaram do trabalho os alunos e professores das escolas municipais Professor Renato Bernardi, Fernão Dias, João Gentilin, Machado de Assis, Ruy Alvino Alegretti e Delfim Moreira.

Pmm