MEIO AMBIENTE

Trechos da mata nativa do Rio Ivaí vai receber mais de 40 mil peixes.

A Secretaria de Meio Ambiente está participando de um trabalho que visa a introdução de mais 40 mil peixes e plantio de mil mudas de árvores para recompor trechos da mata nativa do Rio Ivaí.

Em reunião realizada na quarta-feira (15), o secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim de Araújo, o prefeito de São Jorge do Ivaí, André Bovo e o representante do Condomínio Poço do Pintado fizeram um planejamento a longo prazo para introduções, plantios e campanhas para melhorar as condições e qualidade do importante rio paranaense.

Crispim destaca que a posição de Maringá como cidade polo é de incentivo, apoio e participação em todas as iniciativas que visam recuperar e melhorar o meio ambiente na região.

Para o prefeito André Bovo, o município dele, que leva o nome do rio, tem como meta e dever melhorar a proteção ao Ivaí, inclusive através da participação e do estímulo a iniciativas, como a do condomínio que periodicamente promove ações de proteção ambiental.

Soltura e plantio

Para mais essa ação conjunta, marcada para 9 horas do dia 16 de fevereiro (domingo), já está confirmado o plantio de mil mudas nativas que terão o crescimento acompanhado por dois anos e soltura de 40 mil peixes juvenis das espécies Pintado, Dourado, Pacu e Piapara.

“O que aumenta o índice de sobrevivência dos juvenis que serão introduzidos é a idade desses filhotes maiores e a época de soltura, quando o rio tem milhares de alevinos dos peixes protegidos pelo período de piracema, em que a pesca é proibida”, explica Crispim.

As próximas ações visarão a limpeza das margens, além da conscientização dos pescadores e pessoas que frequentam o rio nos finais de semana. A visão preservacionista leva em conta também que em futuro próximo, a exemplo do Pirapó, o Ivaí será o rio que fornecerá água potável para a maioria dos municípios da região, inclusive Maringá.