SAÚDE

Maringá ganha prêmio do Ministério da Saúde

O município de Maringá é o único do sul do país a ser contemplado com o "Prêmio Bibi Vogel de Aleitamento Materno" instituído pelo Ministério da Saúde.

A notícia foi comunicada nesta semana à Secretaria Municipal da Saúde, depois do município ter passado para a segunda fase do certame e de ter recebido um representante do ministério para verificar in loco os resultados alcançados pelo projeto de incentivo ao aleitamento materno desenvolvido em todas as unidades da rede pública da saúde.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Heine Macieira, o prêmio pela classificação será de R$ 50 mil reais, a ser entregue pelo Governo Federal no final deste mês, no Rio de Janeiro, durante a realização da II Conferência Nacional de Amamentação e Nascimento.

"Nossa intenção é reinvestir todo o dinheiro do prêmio na política de valorização da amamentação materna que é desenvolvida nos postos de saúde e pelas equipes do Programa Saúde da Família", destaca.

Segundo o secretário, a conquista do prêmio deve ser creditada a esse trabalho de equipe que é promovido pela Secretaria da Saúde em parceria com a comunidade maringaense.

"O prêmio vem em boa hora, no momento em que a administração municipal incentiva o Programa Maringá Saudável e inclui como uma das prioridades o aleitamento materno para a formação de bebês saudáveis e futuros cidadãos sadios", conclui.

O SIGNIFICADO DO PRÊMIO: com a finalidade de incentivar a saúde integral da criança, através do lema “Município que promove a amamentação promove saúde”, o Prêmio Bibi Vogel homenageia uma militante das causas humanitárias que se destacou profissionalmente como como atriz, manequim e cantora.

Conhecida como Bibi Vogel – Sylvia Dulce Kleiner – fundou em 1980, juntamente com um grupo de mães, o projeto “Amigas do Peito”.

A iniciativa ocorreu logo após a atriz regressar da Argentina, onde casou e teve uma filha.

Inspirado nesta iniciativa, o Ministério da Saúde enfatiza o acompanhamento na gestação, a amamentação durante os primeiros seis meses de vida e enumera vantagens da amamentação tanto para a criança quanto para a mãe.

Para participar do Prêmio Bibi Vogel os municípios devem desenvolver ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, desenvolver ações de planejamento familiar, garantir o alojamento conjunto em todas as maternidades públicas e privadas, promover ações que garantam os direitos da mulher trabalhadora e desenvolver ações que reduzam a mortalidade infantil.

Mais informações: 3218-3100 (Secretaria da Saúde)

Pmm