TRÂNSITO

Acesso de veículos no Contorno Norte já está liberado após inauguração oficial.

Acesso de veículos no Contorno Norte já está liberado após inauguração oficial.
Contorno Norte é inaugurado após cinco anos de obras.

O prefeito Roberto Pupin e os ministros dos Transportes, César Borges e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann inauguraram o Contorno Norte nesta sexta-feira (10) com a presença de autoridades e da comunidade e liberaram o acesso de veículos na entrada da via pelo trevo Maringá-Sarandi.

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (DNIT), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, o superintendente do DNIT no Paraná, José da Silva Tiago, os secretários de estado de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa e da Indústria e Comércio, Ricardo Barros e o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros também acompanharam a solenidade, junto a vereadores, prefeitos da região e lideranças locais.

O Contorno Norte foi construído com o objetivo de absorver parte dos 50 mil veículos que circulam pela avenida Colombo todos os dias e melhorar o tráfego de veículos na avenida Morangueira, facilitando a passagem de carros e caminhões que passam por Maringá a caminho de outras cidades. Construída com recursos do governo federal, através do DNIT, a obra teve um custo total de R$ 412 milhões.

A Prefeitura contribuiu executando o projeto de estudo e de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além de auxiliar na conquista da licença do IAP e de fazer a doação de 67% da área utilizada para o Contorno.

O prefeito Roberto Pupin creditou à representatividade de autoridades municipais a conquista dos recursos para o desenvolvimento regional. “Esta é uma obra que não se faz sozinho. Agradeço ao governo federal, à presidenta Dilma, ao ex-prefeito Silvio Barros, que assinou a ordem de serviço para a execução do Contorno Norte e aos ministros que nos auxiliaram. A obra de suma importância vai evitar mortes na avenida Colombo e melhorar a mobilidade urbana, aliviando o tráfego pesado dentro da cidade”, afirmou.

“Quando tivermos novamente o domínio da avenida Colombo, que atualmente está sob responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal, vamos controlar o acesso limitando a passagem de veículos pesados sobre a avenida. Mas tenho certeza de que o primeiro caminhoneiro que fizer essa passagem não vai querer mais trafegar na avenida Colombo”, acrescentou, lembrando que o Contorno Norte é a maior obra urbana do Sul do Brasil.

O secretário de estado de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, falou representando o governador Beto Richa. “A região de Maringá está em pleno desenvolvimento e comemora grandes conquistas para a população com obras significativas como o Contorno Norte para melhorar a mobilidade no trânsito local e regional. É uma honra testemunhar a inauguração de uma obra tão importante como esta”.

Ministros elogiam obra
A comitiva de autoridades fez o trajeto completo do Contorno Norte, em uma inspeção à obra, executada pela Construtora Sanches Tripoloni.

Para o ministro dos Transportes, César Borges, o contorno é também uma via expressa que vai facilitar o trânsito. “Inaugurei obras desse valor em Porto Alegre e Salvador, duas capitais importantes. Vejo o desenvolvimento de Maringá com muita alegria, comparado a grandes cidades como essas. Se hoje estamos à sombra do viaduto nesse dia tão quente é por conta dessa grande obra. O Contorno Norte é resultado de uma somatória de esforços e a magnitude dessa obra deve orgulhar muito os maringaenses”, ressaltou.

A ministra Gleisi Hoffmann destacou a importância do Contorno Norte para Maringá, para a região Norte e para o Paraná. “Estamos em uma região pujante para o agronegócio que precisa de vias específicas para o escoamento das safras. O Contorno Norte é uma obra muito importante resultado de um esforço conjunto entre os governos federal, estadual e a administração municipal”, afirmou.

“Além desse investimento, o governo federal também foi responsável por liberar verba para o rebaixamento da linha férrea e agora estamos somando esforços para conseguir colocar em prática o projeto do Trem Pé-Vermelho Maringá-Londrina. Estamos aqui representando a presidenta Dilma, que não pôde estar presente, mas pediu para que viéssemos para inaugurar a obra que ficou pronta no dia 30 de dezembro”, falou em nome da presidente.

Mais segurança e agilidade

Com 17,6 quilômetros de extensão e investimento de R$ 412 milhões, a obra é uma das maiores intervenções rodoviárias executadas atualmente no Sul do País.

O Contorno Norte faz uma ligação entre o trevo da Coca-cola e o trevo de Sarandi e serve como alternativa para veículos de passageiros e de carga de Maringá e região que precisam atravessar a cidade. Para o motorista de caminhão Robertson da Silveira, a passagem pelo Contorno vai facilitar as viagens principalmente de veículos pesados.

“Quem faz essa rota todas as semanas sabe do perigo e das dificuldades de andar sobre a avenida Colombo, cheia de semáforos e pedestres atravessando. Com a inauguração do Contorno os motoristas terão a opção de cortar esse caminho cheio de obstáculos por uma grande avenida, facilitando as viagens”, disse.

O Contorno Norte é parte de um planejamento de mobilidade de longo prazo da administração municipal, com o objetivo de permitir o escoamento do tráfego regional, devolver avenidas para o tráfego local revitalizando áreas importantes da cidade e melhorar o transporte de massa regional inclusive com a proposta da introdução do trem de passageiros com estações multimodais.