AGRICULTURA

Conselho define ações para 2014.

Conselho define ações para 2014.
Plenária foi conduzida pelo presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Jari Crevelin.
A última plenária do ano do Conselho Municipal de Agricultura contou com a participação de lideranças da Prefeitura, do governo estadual, de entidades e associações de Maringá. Na pauta estavam 9 ações para serem colocadas em prática em 2014. Foram levantados os principais itens necessários para atender o setor, visando principalmente o desenvolvimento da agricultura familiar e dos pequenos produtores rurais.

A plenária foi conduzida pelo presidente do Conselho, Jari Crevelin, pelo vice-presidente, Marco Bruschi Neto e pelo gerente de Produção Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Abílio Fernandes da Costa.

Também participaram da reunião representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, da Emater local e regional, da Cocamar, UniCesumar, Sociedade Rural de Maringá, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Comunidade em Suporte à Agricultura (CSA), Associação dos Engenheiros Agrônomos, associações de produtores, sindicatos e produtores rurais.

O primeiro item da pauta sugerido pelo conselho foi a criação da Secretaria Municipal de Agricultura, defendida pelas entidades e pelos produtores rurais. Segundo o gerente de Produção Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atualmente a Prefeitura concentra esforços no setor através da Diretoria de Agricultura.

“É uma solicitação que vamos passar para o prefeito Roberto Pupin avaliar a possibilidade de atender. De qualquer maneira a Prefeitura já concede apoio importante à agricultura familiar e aos pequenos e médios produtores rurais, através de programas de incentivo e parcerias com o governo estadual”, afirmou.

Entre as solicitações levantadas pelo conselho também está o retorno da patrulha mecanizada para atender os pequenos agricultores, a interligação de estradas rurais como a Pitanga com a Centenário e a Hiller com Ibipitanga, a instalação de placas identificando comunidades e estradas, além do apoio a institucional a eventos que preservem as tradições rurais, como a Festa do Seo Zico Borghi.

Na pauta também foi discutida a possibilidade de conceder incentivos fiscais a mercados, mercearias e sacolões para que adquiram produtos diretamente de produtores organizados em associações e cooperativas.

Os membros do conselho também levantaram a necessidade de aumentar o percentual de valores e quantidades a serem adquiridas pela Prefeitura (secretarias de Educação e de Assistência Social) através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Outra solicitação foi quanto à substituição e readequação de pontes na área rural. Os produtores pediram apoio da Prefeitura na substituição de pontes de madeira por estruturas de concreto mais duráveis e resistentes.

O diretor de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Batistela, disse que todas as solicitações serão analisadas pela Prefeitura e repassadas às secretarias competentes para atendimento. “Uma das determinações do prefeito é ampliar o apoio aos produtores rurais e é isso que estamos fazendo, com o trabalho da Diretoria de Agricultura em parceria com outras secretarias municipais”, concluiu.