ISS

Nota fiscal eletrônica passará a ser obrigatória a partir de 1º de março.

A Prefeitura de Maringá orienta empresas e contadores que ainda utilizam notas fiscais de serviços convencionais (em papel) a cumprirem o decreto 2090/2012, vigente há um ano. A recomendação é para que os contadores se antecipem ao prazo de implementação da nota fiscal eletrônica, que será obrigatória a partir de 1º de março de 2014.

A Secretaria de Fazenda recomenda que as empresas se organizem a fim de confeccionar novos talões de notas, lembrando que os talões só poderão ser utilizados até a Nota Eletrônica tornar-se obrigatória.

Quem preferir já pode solicitar autorização para emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), pelo site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br, no banner ISS-e.

“Estamos trabalhando desde o dia primeiro de novembro do ano passado em parceria com o Sincontábil, adequando o sistema informatizado e instruindo contadores e empresas a acessarem o programa para se adequar”, afirmou o diretor tributário, Nelson Pereira.

A partir de março, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica será obrigatória para as empresas prestadoras de serviços estabelecidas em Maringá. As pessoas jurídicas prestadoras de serviços sujeitas à incidência do ISSQN ficam obrigadas a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

As empresas que continuarem emitindo Notas Fiscais em papel estão sujeitas à multa, que será aplicada por documento emitido, mesmo que o vencimento seja posterior a esta data.

Para evitar transtornos de última hora, as empresas deverão primeiramente solicitar Senha Web o quanto antes (ou acessar com Certificado Digital) e depois solicitar Autorização para Emissão de NFS-e. A autorização para emitir passa a ter validade no 1º dia do mês seguinte ao pedido.

Serviço

Dúvidas pelo email: isseletronico@maringa.pr.gov.br