FISCALIZAÇÃO

Força tarefa vai combater ação de pichadores em Maringá.

Representantes das forças de segurança, órgãos públicos e a sociedade civil organizada formaram nesta segunda-feira (2), um grupo de trabalho para atuar contra o crescimento das pichações em Maringá. A iniciativa partiu do Ministério Público, através do promotor Maurício Kalache, que junto com a Guarda Municipal vem acompanhando as ações dos pichadores, alguns já identificados.

Além do Ministério Público e da Guarda Municipal, integram o grupo de trabalho o Gabinete do Prefeito, secretarias municipais de Serviços Públicos, Trânsito e Segurança, Assistência Social e Cidadania, Comunicação e Relações Interinstitucionais; as polícias Civil e Militar; Conselho de Segurança; Núcleo Regional de Educação; Acim; UEM e Sinepe. Outros setores da sociedade também vão ser convidados a participar do grupo.

O promotor Maurício Kalache falou do poder de mobilização da sociedade maringaense na defesa dos interesses comuns, e pediu a união de todos no enfrentamento às pichações. “A Guarda Municipal fez um excelente trabalho na identificação de alguns pichadores e no levantamento das pichações,

encontramos vários grupos de jovens envolvidos na prática, e queremos ações que resolvam o problema”, colocou.

Alguns pichadores identificados já estão sendo responsabilizados por dano e acionados para a reparação. Através do grupo de trabalho a intenção é não apenas acionar os responsáveis e eliminar as pichações, mas também criar mecanismos para coibir a ação dos flanelinhas, seja através da conscientização ou na formulação de programas de encaminhamento.