A Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira (29), a nova Farmácia de Manipulação da Secretaria de Saúde, ampliando a capacidade de produção de medicamentos fitoterápicos. Participaram da solenidade de inauguração o prefeito Roberto Pupin, o vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, o secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros, o coordenador da Região Metropolitana, João Carvalho Pinto, os vereadores Carmen Inocente e Chico Caiana, o presidente da Associação Maringaense de Saúde Mental, Antônio Cláudio Dias, secretários municipais e servidores da saúde.Investimento de R$ 110,2 mil de recursos próprios, a nova Farmácia de Manipulação amplia a capacidade de produção de medicamentos manipulados, viabilizando o projeto de fechar o ciclo a partir das Hortas Comunitárias. “Iniciamos a produção de plantas medicinais na horta da Associação de Saúde Mental, que será levada também para outros hortas para fornecer um material de qualidade para essa farmácia”, informou o secretário Antônio Carlos Nardi.No prazo de dois anos, todas as 27 Hortas Comunitárias de Maringá estarão com canteiros de plantas medicinais. Segundo Nardi, a ideia é Maringá alcançar a autonomia na produção e uso de fitoterápicos na rede municipal de saúde. “Conseguimos realizar um sonho que começou em 1974 com seu Lélio Cedaro, que estamos homegeando aqui hoje, e ao grande trabalho da Suzana Ogawa e da Márcia Tupan”, lembrou.Nardi citou também o alcance social da farmácia. “Um investimento de pouco mais de R$ 100 mil, com benefício para milhares de pessoas, graças ao compromisso do prefeito Pupin com a saúde”, afirmou o secretário, lembrando que em menos de um ano o prefeito está cumprindo boa parte dos compromissos assumidos com a saúde. O secretário Nardi destacou também a qualificação do pessoal para a Farmácia de Manipulação.
MercocidadesO prefeito Pupin falou da participação na reunião da Frente Nacional dos Prefeitos, quinta-feira, em Porto Alegre, onde aconteceu também a Cúpula da Rede Mercocidades, com prefeitos de municípios de vários países da América do Sul. “Quando falamos sobre Maringá os prefeitos de outras cidades brasileiras presentes na Cúpula falam que não tem como comparar porque aqui os problemas deles já foram superados”.
Pupin citou os vários projetos que atraem investimentos para Maringá, e que tem atraído lideranças de todo o Brasil. “Estamos ganhando uma mídia espontânea com os projetos e ações que trazemos para a cidade, e isso requer investimento público, com retorno garantido”, comparou. Pupin adiantou ainda que junto com outros prefeitos está trabalhando as questões dos trabalhadores da saúde. A Farmácia de Manipulação da Secretaria de Saúde existe desde 1974, e produz xaropes, pomadas, unguentos e soluções utilizados e dispensados pelas Unidades Básicas de Saúde. A reforma viabiliza a ampliação do elenco manipulado, a melhoria da qualidade dos produtos, atendendo a demanda e as necessidades locais respeitando a legislação. O secretário Antônio Carlos Nardi destaca que as farmácias de manipulação desempenham um importante papel no contexto da Política Nacional de Medicamentos, garantindo a promoção do uso racional e o acesso da população a medicamentos essenciais. A maioria dos medicamentos manipulados são medicamentos oficinais, aqueles preparados na própria farmácia, de acordo com normas e doses estabelecidas por Farmacopéias ou formulários. Toda produção é destinada à rede através das Unidades Básicas, que utilizam os produtos no tratamento dos pacientes e na dispensação através das receitas emitidas por médicos da Secretaria de Saúde. Outros produtos disponibilizados são os fitoterápicos, cuja inclusão no elenco de medicamentos do município faz parte das ações do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que busca oferecer mais opções terapêuticas à base de plantas medicinais para a população. Em Maringá o programa existe desde 2000 intitulado “ Verde Vida Maringá” . Durante a inauguração da Farmácia de Manipulação da Secretaria de Saúde foi feita uma homenagem ao idealizador da farmácia, Lélio Cedaro.Nascido em Cornélio Procopio, ele veio para Maringá em 1959. Casado com Laura Cedaro, trabalhou em farmácias da rede privada e em 1973 ingressou na Secretaria de Saúde. Fez curso de oficial de farmacia em Curitiba, implantando o servico de manipulação de medicamentos na secretaria de Maringá, sendo um serviço pioneiro no estado do Paraná. Aposentou-se em 1993.