COMUNIDADE

Três Hortas Comunitárias serão entregues neste domingo (1).

Três Hortas Comunitárias serão entregues neste domingo (1).
Jardins Grevíleas, Copacabana e Imperial/Vila Esperança terão suas hortas.

A Prefeitura de Maringá vai entregar no próximo domingo, dia 1º de dezembro, mais três unidades instaladas em bairros de três diferentes regiões de Maringá.

As solenidades de entrega serão realizadas em sequência, a partir das 10 horas da manhã. A primeira horta a ser entregue será a do Parque das Grevíleas, localizada à Rua Pioneiro Nereu Nazer, número 2.062. Às 11 horas será feita a entrega da Horta Comunitária do Jardim Copacabana, situada à Rua Hermínio Girardi, próxima ao Centro Esportivo do bairro. Por último, às 12 horas, será contemplada a comunidade residente na divisa do Jardim Imperial com a Vila Esperança. Ali, a horta comunitária foi implantada no terreno localizado no início da Avenida Herval, esquina com a Rua Maria Tereza Bergamasso, nas proximidades da rotatória da Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff.

As três novas hortas vão aumentar o atendimento para mais 100 famílias de baixa renda cadastradas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) e que moram no entorno das áreas destinadas ao cultivo de hortaliças.

Como ocorre com as outras 24 unidades já implantadas no município, o sistema de plantio deverá obedecer a critérios de produção ecologicamente correta, sem a utilização de adubo químico ou defensivos agrotóxicos.

De acordo com o gerente do programa de Hortas Comunitárias, José Oliveira de Albuquerque, o foco principal é o consumo próprio de alimentos saudáveis, mas o excedente da produção poderá ser comercializado pelas famílias participantes do projeto.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), o Programa Municipal de Hortas Comunitárias passa a contar agora com 27 unidades implantadas nos bairros e distritos, atendendo atualmente a 830 famílias ou aproximadamente três mil pessoas do município. Essas hortas produzem anualmente em torno de 220 toneladas de alimentos saudáveis e produzidos de acordo com as normas de sustentabilidade ambiental.

Criado pela Prefeitura em 2007 para integrar o programa Maringá Saudável, o Programa de Hortas Comunitárias hoje é reconhecido nacional e internacionalmente pela conquista de concursos e prêmios na categoria de Políticas Públicas para Erradicação da Pobreza. O programa dinamiza a proposta de oferecer saúde, bem estar e melhor qualidade de vida para a população. Cada família beneficiada com a iniciativa é contemplada com dois canteiros para manutenção e plantio.