PREFEITURA

Prefeitura lança ferramenta para identificar áreas comerciais.

A Prefeitura de Maringá está implementando soluções no processo de solicitação e liberação de alvarás de licença.

Para isso foi lançada mais uma ferramenta eletrônica com o objetivo de facilitar o atendimento ao contribuinte, utilizando o Portal GeoMaringá.

O sistema possibilita verificar as atividades comerciais que são permitidas em cada local da cidade por zoneamento. Com a ferramenta é possível realizar consultas via internet do local e do imóvel em que se pretende estabelecer o futuro negócio.

Uma equipe da Secretaria de Fazenda se reuniu nesta sexta-feira (27) com contadores e representantes de escritórios de contabilidade para divulgar o novo serviço e explicar como vai funcionar o sistema.

“Utilizando o número do cadastro imobiliário, será possível consultar através do Portal GeoMaringá qual atividade comercial é permitida em cada uma das regiões, assim como as restrições para cada área. A ferramenta vai desburocratizar o atendimento a contribuintes que queiram estabelecer empresas na cidade”, explica o diretor tributário, Nelson Pereira da Silva.

O sistema para consulta de alvarás fica no site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br, no link Portal GeoMaringá e está disponível para todas as pessoas, sem necessidade de cadastramento ou senha. Para fazer a busca basta consultar as opções de locais utilizando a numeração predial.

Segundo o diretor de Fiscalização, Marco Antônio Lopes de Azevedo, utilizar o sistema antes de protocolar um pedido permite ao interessado avaliar com rapidez as opções de locais. “Se o eixo escolhido for permitido e o imóvel possuir habite-se, a licença é liberada em até três dias”, completa.

Esta ferramenta antecipa o serviço que poderá ser realizado com a implementação do Alvará Online, que será lançado na próxima semana.