JUSTIÇA

Centro Judiciário de Solução de Conflitos é instalado em Maringá.

Centro Judiciário de Solução de Conflitos é instalado em Maringá.
CEJUSC agiliza casos como divórcio, acidente de trânsito e dívidas.
O Tribunal de Justiça do Paraná instalou no sábado o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Maringá, o CEJUSC que atua na mediação de conflitos, atendendo resolução do Conselho Nacional de Justiça dentro da Política Nacional de Tratamento de Conflitos de Interesse. Oferecido de graça à população, o serviço tenta solucionar problemas como divórcio, acidente de trânsito, briga de vizinhos ou dívidas diversas, com o objetivo de agilizar a justiça, proporcionando eficiência e rapidez na solução de conflitos sem que haja a necessidade de ajuizamento da ação.

Participaram da instalação a desembargadora Maria José Marcondes Teixeira, a juíza de Maringá, Liéje Aparecida de Souza Gouvêia Bonetti, o subprocurador do município, Daniel Romaniuk, o vereador tenente Edson Luiz, e convidados. O CJSCC começou a atender ainda no sábado, com o mutirão da Cohapar, em uma audiência de conciliação do Programa de Recuperação de Crédito.

Foram atendidas 94 famílias com prestações em atraso, através do Programa de Recuperação de Crédito. Os acordos são homologados pelo Tribunal de Justiça e cada caso é analisado individualmente, pois as famílias devem conseguir quitar suas dívidas, mas sem comprometer a renda familiar.

O processo de negociação traz benefícios para todas as partes. O Estado recebe o pagamento dos imóveis, o Tribunal de Justiça reduz o número de processos e os mutuários garantem a propriedade do imóvel. A juíza Liéje Gouvêia Bonetti, destacou a instalação do CJSCC dentro do projeto do Tribunal de Justiça de agilizar a tramitação e solução de processos no Judiciário.