EDUCAÇÃO

Arte do Calendário Escolar 2014 pode ser escolhida pela internet. Maringaense é finalista.

Estão abertas as votações do Concurso Arte do Calendário 2014.

Arte do Calendário Escolar 2014 pode ser escolhida pela internet. Maringaense é finalista.
William Lima de Souza estuda no Col. Est. Marco Antonio Pimenta.

Até 15 de novembro qualquer pessoa poderá votar, pela internet, para decidir qual dos cinco finalistas irá ilustrar o Calendário Escolar da rede estadual de educação do ano que vem. A votação é feita pelo site www.educacao.pr.gov.br no ambiente Alunos, ou clique aqui

Mais de 10 mil cópias do calendário serão distribuídas a todas as escolas estaduais do Paraná. O tema do concurso foi a “Copa 2014 no Brasil”. Participaram alunos do 8.º e 9.º ano do ensino fundamental da rede estadual.

Conheça um pouco mais sobre os cinco trabalhos que estão na final:

“O renascimento de um sonho”
Fábio Júnior Fernandes, da Escola Estadual Indígena Vera Tupã, em Chopinzinho, trabalha com a possibilidade de vitória do Brasil. “A ideia é que o Brasil tem uma nova chance para ser campeão”, afirma. A professora Nilva Asserman Schleder Krahl, orientadora de Fábio, trabalhou com elementos visuais do Paraná em sala de aula. “A ideia era trabalhar a especificidade paranaense, como as araucárias, os estádios de Curitiba, com o tema da Copa do Mundo”, diz.

“Futebol – Arte Brasileira”
Marcelo Trybek, da Escola Estadual do Campo Bituva das Campinas, em Fernandes Pinheiro, quer valorizar o esporte em sua arte. “Quis transmitir a emoção do esporte através da arte”, explica. A orientadora de Marcelo foi a professora Janete Aparecida Moreira de Andrade Bueno. “Esse trabalho foi a primeira ideia que veio à cabeça dele, e já foi selecionado”, conta.

“Color Ball”
Gabriel Afonso Pereira é aluno do Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra, em Guaratuba, e enfatizou o uso de cores em sua obra. “Queria um desenho que chamasse atenção, que usasse muitas cores. Gosto muito de trabalhos bem coloridos”, diz. Andrea Galvão, professora de Arte, orientou Gabriel no projeto. “A participação de todos os alunos foi bem marcante, eles ficaram bem ansiosos para descobrir quem seria selecionado. Orientei-os a trabalharem não só a importância da Copa, mas a importância que ela tem para si próprios”, afirma.

“A Redenção do Futebol”
A professora Fernanda de Oliveira Marques Alves é a orientadora de William Lima de Souza, que estuda no Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta, em Maringá. “Ele tem um dom próprio para desenhar. Fez dois desenhos diferentes, e decidimos na aula qual deveria ser enviado para participar”, diz.

“A Grande Bola no País da Bola”
Vitor Gabriel Steffens dos Santos é aluno do Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra, em Nova Santa Rosa, também aposta na vitória brasileira. “Quis representar a união das nações na Copa, mas também torcendo para o Brasil. Por isso coloquei tantos elementos brasileiros no desenho”, conta. A orientadora do aluno foi a professora Roberta Kelly Santos Zimermann Wutke. “Em nossa escola os alunos gostam muito de participar de concursos, a competição é sempre muito grande. Fizemos inclusive um concurso interno para definir qual seria enviado para concorrer para a Arte do Calendário”.