SAÚDE

Secretário busca expansão do programa em Curitiba

O secretário municipal da Saúde, Heine Macieira, participou ontem quarta-feira, dia 26, em Curitiba, de uma reunião técnica com diretores do Governo do Paraná e do Ministério da Saúde ligados ao Programa Saúde da Família (PSF).

Junto com a equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde, o secretário maringaense apresentou um panorama geral sobre as atividades desenvolvidas pelo PSF no município e fez uma projeção de como será o atendimento à comunidade a partir da contratação dos novos integrantes do programa, através de concurso público já aberto nesta semana pela administração.

"Nossa participação no encontro teve a finalidade de pleitear a inclusão de Maringá no PROESF, o Programa de Expansão do Saúde da Família, que destina incentivos financeiros do Ministério da Saúde para os municípios que justificam a necessidade de ampliar as equipes de atendimento à população", explica Macieira.

Segundo o secretário, o PROESF contempla três fases do Programa Saúde da Família, conforme avaliação do cumprimento de indicadores de saúde pré-pactuados.

"Nesse caso, Maringá encontra-se na primeira fase, ou seja, está cumprindo suas metas quanto aos índices estabelecidos para o número de recém-nascidos vivos no município, índice de mortalidade néo-natal, materna, por acidentes vasculares e outros indicadores na área de atenção básica à saúde", diz.

O plano de expansão do Programa Saúde da Família em Maringá prevê a ampliação das atuais 54 equipes para 69 equipes de profissionais.

Antes do rompimento do convênio por parte da Santa Casa, o Programa Saúde da Família custava R$ 800 mil mensais, para a Prefeitura de Maringá prestar atendimento a uma média de 3.500 famílias.

Metade desse valor é repassado pelo Ministério da Saúde e os outros 50% são em contrapartida do município.

Mais informações: 3218-3100 (Secretaria Municipal da Saúde)

Pmm