CREA

CREA premiará profissionais de destaque na região.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) realiza o 1º Prêmio Profissionais do Ano. O objetivo é reconhecer os profissionais que foram destaque em cada uma das oito regionais do Paraná.

O Prêmio é composto por três categorias: Profissional do Ano, Carreira do Ano e Educador do Ano, este último voltado para professores que lecionam em instituições de ensino da área técnica. Todas as categorias serão disputadas em âmbito regional, sendo atribuído um vencedor por categoria, em cada uma das regionais do CREA-PR.

Os interessados em participar devem procurar sua associação profissional ou coordenadores de curso relacionados ao CREA-PR para manifestar interesse. As indicações ao prêmio serão feitas exclusivamente pelas entidades de classe e instituições de ensino. Na regional do CREA em Maringá, que inclui 112 cidades, as indicações ocorrem até o dia 15 de outubro, e podem ser feitas nas sedes do CREA em Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Cianorte e Umuarama. A ficha de inscrição e regulamento completo poderão ser consultados nas associações profissionais e com coordenadores de curso das instituições de ensino.

Conforme o gerente regional do CREA-PR em Maringá, Hélio Xavier, os indicados devem ser exemplo em suas áreas de atuação. “Os nomes serão analisados por uma plenária realizada em 16 de outubro próximo, composta por integrantes do conselho, entidades de classe e instituições de ensino. A intenção é valorizar aquele profissional exemplar em seu trabalho, tanto eticamente, quanto na qualidade do serviço”. Os indicados não podem possuir infrações éticas nos últimos cinco anos e débitos de anuidade ou dívida ativa junto ao conselho.

O vice-presidente do CREA-PR, Oswaldo Danhoni, chama a atenção para as diferentes áreas abrangidas pelo prêmio. “Poderá ser contemplado tanto aquele profissional que tem um histórico de qualidade e ética em sua atuação na região, como alguém mais novo, que realizou um bom trabalho no ano, além de valorizar também os professores da área técnica. É uma iniciativa interessante, pois são os próprios profissionais que reconhecem, entre si, pessoas que se destacaram no ramo”.

Para o engenheiro mecânico Carlos Alberto Bueno Rego, que pertence à diretoria do CREA-PR, o prêmio ajuda a disseminar boas práticas de atuação. “É uma forma de divulgar trabalhos profissionais que servem de exemplo para a sociedade em geral”.

Para o presidente do CREA-PR, Joel Krüger, o prêmio é um incentivo aos profissionais que se esforçam em seus trabalhos. “Esta iniciativa permite identificar valores éticos e aspectos técnicos e de destaque no exercício das profissões, e que venham a contribuir com a melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços ofertados à sociedade”.

A solenidade de premiação terá momentos em âmbito estadual e regional, em novembro (03 e 21, respectivamente). Aos vencedores, além do reconhecimento público e da ampla divulgação do CREA-PR, serão entregues placas comemorativas e certificados.