CIDADE

Ações em Maringá são referência para Ponta Grossa

Algumas das ações desenvolvidas no sistema de trânsito de Maringá, pela Secretaria Municipal dos Transportes (Setran), estão despertando a atenção de autoridades de outros municípios paranaenses.

Nesta quinta-feira, dia 20, dois vereadores da cidade de Ponta Grossa estiveram em Maringá para observar o comportamento de motoristas e o fluxo de veículos em vários pontos centrais da cidade.

Para os vereadores Júlio Küller (PPS) e Sebastião Mainardes Jr. (PFL) - presidente e integrante, respectivamente, da Comissão Especial de Trânsito da Câmara Municipal de Ponta Grossa - as duas cidades têm sistema viário e tráfego urbano mais ou menos semelhantes.

"E algumas medidas adotadas em Maringá poderão ser aplicadas com o mesmo sucesso em Ponta Grossa", disseram.

DESTAQUES: entre as ações colocadas em prática pela Setran, os vereadores pontagrossenses destacaram a campanha de conscientização de condutores e pedestres para uma convivência pacífica no trânsito de Maringá ("Faixa: Eu Paro!"), o sistema de estacionamento regulamentado no centro da cidade (EstaR) e o atendimento diferenciado que é prestado pelo município à pessoas portadoras de deficiência física (Sistema Translivre).

Ao explicar aos vereadores o sistema de funcionamento de cada uma das medidas adotadas em Maringá, o secretário dos Transportes Valdir Pignata observou que, aos poucos, as ações vêm sendo compreendidas pela comunidade.

"E a tendência é que a convivência entre condutores e pedestres nas ruas e avenidas se torne, efetivamente, um sucesso dentro de médio prazo, servindo de exemplo para outras cidades", concluiu.

Mais informações: 3901-1717 (Setran)

Pmm