O prefeito Roberto Pupin anunciou nesta segunda-feira (30), a ampliação da tarifa integrada do transporte coletivo para mais oito cidades da Região Metropolitana de Maringá. O anuncio foi feito aos vereadores durante a entrega do relatório da CPI do Transporte Coletivo, na sala de reunião do Gabinete.A partir de novembro a tarifa será integrada para os usuários do transporte coletivo entre Maringá e Itambé, Floresta, Doutor Camargo e Ivatuba. No início do próximo ano, estarão integradas também as tarifas entre Maringá e Mandaguaçu, Iguaraçu, Marialva e Mandaguari. Pupin explicou que a integração imediata será possível entre as linhas que já utilizam a bilhetagem eletrônica, as demais vão adotar o sistema para a implantação do benefício. O presidente da CPI, vereador Luciano Brito, destacou o esforço de todos os integrantes da comissão na confecção do relatório, e agradeceu os secretários Ademar Schiavone e Leopoldo Fiewski, e o Gabinete do prefeito pela colaboração nos trabalhos. “Todos reconhecem que se trata de uma missão na busca de melhorias para o maringaense”, afirmou o vereador.
Brito destacou que o relatório, com mais de 500 páginas, contém as recomendações para melhorar as condições do transporte coletivo. “Temos certeza do esforço da administração em trabalhar pela melhoria esperada pelos usuários”, destacou.
CorredoresO prefeito Roberto Pupin agradeceu aos membros da CPI e a Câmara, e elogiou o envolvimento dos vereadores no trabalho. “É preciso reconhecer a mobilização da Câmara por melhorias dos serviços públicos e essa é a nossa meta também, incluindo aí o transporte coletivo, a tarifa e a mobilidade urbana para atender toda população”, afirmou.Segundo Pupin existem condições de reduzir a tarifa, e a administração está trabalhando neste sentido. “O relatório da CPI vai nos orientar neste sentido, mas adianto que o Executivo está buscando alternativas para isso”, lembrou o prefeito, citando a melhoria no terminal urbano, a instalação de pontos que atendam a necessidade dos usuários e a implantação dos corredores preferenciais.Durante a solenidade, o prefeito ainda assinou um decreto ao governador Beto Richa, solicitando subsídio na tarifa do transporte metropolitano. “Tenho certeza que o governador Beto Richa vai atender nosso pedido, pois representa 10% do valor repassado para o sistema de Curitiba, que vai rceber R$ 50 milhões ao ano”, disse Pupin.