TRANSPORTE

Tarifa integrada do transporte coletivo foi estendida para mais oito cidades da Região de Maringá.

O prefeito Roberto Pupin anunciou nesta segunda-feira (30), a ampliação da tarifa integrada do transporte coletivo para mais oito cidades da Região Metropolitana de Maringá. O anuncio foi feito aos vereadores durante a entrega do relatório da CPI do Transporte Coletivo, na sala de reunião do Gabinete.

A partir de novembro a tarifa será integrada para os usuários do transporte coletivo entre Maringá e Itambé, Floresta, Doutor Camargo e Ivatuba. No início do próximo ano, estarão integradas também as tarifas entre Maringá e Mandaguaçu, Iguaraçu, Marialva e Mandaguari.

Pupin explicou que a integração imediata será possível entre as linhas que já utilizam a bilhetagem eletrônica, as demais vão adotar o sistema para a implantação do benefício.

O presidente da CPI, vereador Luciano Brito, destacou o esforço de todos os integrantes da comissão na confecção do relatório, e agradeceu os secretários Ademar Schiavone e Leopoldo Fiewski, e o Gabinete do prefeito pela colaboração nos trabalhos. “Todos reconhecem que se trata de uma missão na busca de melhorias para o maringaense”, afirmou o vereador.

Brito destacou que o relatório, com mais de 500 páginas, contém as recomendações para melhorar as condições do transporte coletivo. “Temos certeza do esforço da administração em trabalhar pela melhoria esperada pelos usuários”, destacou.

Corredores

O prefeito Roberto Pupin agradeceu aos membros da CPI e a Câmara, e elogiou o envolvimento dos vereadores no trabalho. “É preciso reconhecer a mobilização da Câmara por melhorias dos serviços públicos e essa é a nossa meta também, incluindo aí o transporte coletivo, a tarifa e a mobilidade urbana para atender toda população”, afirmou.

Segundo Pupin existem condições de reduzir a tarifa, e a administração está trabalhando neste sentido. “O relatório da CPI vai nos orientar neste sentido, mas adianto que o Executivo está buscando alternativas para isso”, lembrou o prefeito, citando a melhoria no terminal urbano, a instalação de pontos que atendam a necessidade dos usuários e a implantação dos corredores preferenciais.

Durante a solenidade, o prefeito ainda assinou um decreto ao governador Beto Richa, solicitando subsídio na tarifa do transporte metropolitano. “Tenho certeza que o governador Beto Richa vai atender nosso pedido, pois representa 10% do valor repassado para o sistema de Curitiba, que vai rceber R$ 50 milhões ao ano”, disse Pupin.