O Parque do Japão estará aberto com uma programação especial neste final de semana. No sábado (21), os alunos do curso de jardinagem e voluntários farão um mutirão de limpeza no Jardim Japonês do parque, e será realizada a Cerimônia do Chá. No domingo o parque estará aberto a visitação e será realizada uma apresentação da ginástica terapêutica Lian Gong, método chinês para conservar a saúde. Também conhecido como Qigong, a ginástica Lian Gong é composta de exercícios chineses e um método para conservar a saúde e curar as enfermidades. A ginástica tem sido difundida por todo o mundo e já é praticada em Maringá, através da Associação Desportiva Maringaense Cultural Marcial/Wushu, com o professor Marco Antonio de Lima, o Black.A ginástica reúne um trabalho combinado de controle da mente, da respiração e do corpo em geral, com a finalidade de fortalecer o organismo e curar ou prevenir as enfermidades. O Qigong é praticado em absoluta tranquilidade, em uma série de técnicas de controle da respiração, automassagem e movimento das extremidades. São vários exercícios específicos. O Tu Na é destinado a controlar conscientemente a respiração; o Jin Gong o silencio, a quietude, e um exercício que se pratica em um estado de completa calma mental; o Zhan Zhuang Gong, que se pratica de pé, por isso e chamado “exercício do piloto”; o Don Gong (de movimento), que combina a quietude e o movimento;o Dao Yin Gong,coordenação consciente da mente com o movimento das extremidades e o corpo; e automassagem. O Qigong tem uma historia de mais de dois mil anos. Na China existem muitas escolas de Qigong, e cada uma tem características particulares, sem embargo, todas têm em comum o objetivo de controlar a mente e a energia vital. Em aparência, o Qigong pode dividir-se em duas classes; a quietude e o movimento, a primeira se praticam com corpo em três posturas; deitado, sentado e em pé; se regula a respiração, e se concentra a mente, por isso e definido também como “Qigong interno”.
A segunda classe se baseia em movimentos das quatro extremidades, e o exercício se faz andando, praticando taijinguan (boxes tradicional chinês), com uma persiga, fazendo auto massagem. Como os movimentos são visíveis, se o chama também “Qigong externo”.
PosturaUma postura correta é o primeiro passo nos exercícios de Qigong. O completo relaxamento dos músculos é fator primordial para um respiração normal e para a indução ao relaxamento mental e a quietude espiritual. Distintas posturas produzem diferentes efeitos fisiológicos, e as mesmas posturas tem importância no tratamento de cada enfermidade. O controle da mente e um estado de absoluta quietude é algo fundamental no Qigong. A eficácia da ginástica depende do grau de silêncio em que lugar se pode fazer. Quanto mais tranquilo o local melhores os resultados. A absoluta quietude implica lograr um estado de tranquilidade interna, sem nenhuma distração, com a mente concentrada em um ponto chamado dantian, a 4,25 cm abaixo do umbigo. O praticante também pode se concentrar em sua própria respiração. Chega-se assim a um estado em que diminui a reação aos estímulos externos, como a luz e os ruídos, e se perde o sentido da posição e o peso do corpo. Desta maneira, se entra em um estado de aparente adormecimento. Isso se deve ao cérebro se encontrar numa fase de inibição defensiva. Ao longo do tempo, o praticante de Qigong domina a técnica e consegue entrar em estado de quietude sem atenção ao ruído externo.