AÇÃO SOCIAL

Atividades e serviços gratuitos para a comunidade marcam a Semana Nacional de Trânsito.

A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) vai promover diversas atividades nos próximos dias alusivas à Semana Nacional de Trânsito, que neste ano será realizada de 18 a 27 de setembro, com o tema “Álcool, outras drogas e segurança no trânsito”. As ações terão como enfoque a necessidade de mudança de comportamento por parte dos motoristas e motociclistas.

A Semana Maringaense de Trânsito terá início nesta quarta-feira (18) e prossegue até sábado (21) com atividades e serviços gratuitos para a população na Praça Raposo Tavares. De segunda a sexta-feira as ações vão ocorrer das 9 às 17 horas e no sábado a semana será encerrada com a inspeção veicular de equipamentos básicos de segurança, das 9 às 13 horas, no mesmo local.

Entre as atividades propostas durante a semana estão checagem de veículos e motos, blitze educativas, teatro infantil, simuladores de acidentes, vídeos informativos, distribuição de panfletos e cartilhas paras as crianças e exames gratuitos.

O secretário de Transportes, Ademar Schiavone, explica que a intenção é alertar quanto aos perigos do uso de álcool e drogas. “Além de acarretar em acidentes, o uso de álcool ao dirigir resulta em autuações por embriaguez ao volante, que prevê multa, pontos na carteira, processo para ter o direito de dirigir suspenso e, em casos de crime de trânsito, pode levar à prisão”, alerta.

“Sem uso de álcool já registramos diariamente uma série de imprudências, como abuso de velocidade, falta de sinalização e de uso dos equipamentos de segurança, desrespeito ao semáforo e à faixa de pedestres. Respeitar as leis de trânsito é essencial e pequenos gestos podem garantir a segurança de motoristas e pedestres, evitando acidentes”, ressaltou Schiavone, lembrando que a atividade está incluída na Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020, com o objetivo de reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito em todo o mundo.