SAÚDE

Ações municipais registram avanço no 2º quadrimestre

Procedimentos realizados pela administração municipal no segundo quadrimestre deste ano mostram evolução na área de atendimento à população e aplicação de recursos públicos.

Na área de saúde pública, por exemplo, foram desenvolvidas 819.722 ações de promoção, proteção e recuperação da saúde; 153.714 atendimentos no Hospital Municipal; 86.109 ações da Vigilância Sanitária (VISA); e 3.678 atendimentos realizados pelos 83 profissionais e cinco viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192).

Os números acima fazem parte do balanço para prestação de contas do segundo quadrimestre de 2005 que, conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, foi apresentado pelo prefeito Silvio Barros em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores, às 14h30 do dia 30 de setembro deste ano.

As ações médicas básicas executadas no segundo quadrimestre atingiram 137.935 procedimentos, além de 148.972 ações básicas de odontologia e 185.938 exames de patologia clínica.

Foram administradas 67.432 doses de vacinas de rotina (BCG, DPT, MMR, Anti-Tetânica, Sabin, Anti-Sarampo, Febre Amarela, Anti-Rubéola e Hepatite) e 5.011 doses de vacinas especiais (Varicela, Haemophilus, Meningocócica, Tríplice Acelular, Pneumocócica e Influenza).

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO: no período de 1º de maio a 30 de agosto foram procedidas também 58.074 ações médicas básicas de pronto atendimento no Hospital Municipal, que também realizou 1.340 exames ultrassonográficos, 1.474 radiodiagnósticos (RX e mamografia), 40.861 exames de patologia clínica (laboratoriais) e 788 cirurgias ambulatoriais especializadas.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Heine Macieira, esse avanço verificado no setor público de saúde deve ser creditado, em primeiro lugar, à vontade política do prefeito Silvio Barros em investir na área da saúde como prioridade.

Em segundo lugar, segundo Macieira, está a aplicação das equipes de funcionários que se dedicam de forma exemplar no trabalho rotineiro de atendimento ao usuário.

"Apesar das dificuldades encontradas, nossas equipes de profissionais têm prestado atendimento de alta qualidade especialmente na área de promoção e prevenção, que tem norteado a administração do município", explica.

O balanço do segundo quadrimestre aponta ainda que, além de ter pago o adiantamento de 40% do décimo-terceiro salário e de ter efetuado a reposição da primeira parte do reajuste salarial no percentual de 3% a todos os servidores, a administração municipal desenvolveu uma série de ações, através das demais secretarias municipais.

Mais informações: 3218-3100 (Secretaria Municipal da Saúde)

Pmm