ESTRADAS

Prefeitura faz manutenção em estradas rurais e instala placas de sinalização

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura e do Serviço Autárquico de Obras Públicas (Saop), está fazendo manutenção nas estradas rurais de responsabilidade do município para melhorar a qualidade das vias sem asfaltamento e instalando placas de sinalização para orientar os motoristas que transitam pelo meio rural.

A primeira, de mais de 200 placas de orientação, foi instalada na sexta-feira (14) pela manhã, na bifurcação que liga as estradas Romeira e Romeirinha, próximo ao distrito de Iguatemi.

Segundo o gerente distrital de Iguatemi, Onivaldo Barris, essas são antigas reivindicações dos agricultores da região de Maringá que foram prontamente atendidas pela prefeitura por intermédio do vice-prefeito, Roberto Pupin.

"A idéia é fazer a manutenção e sinalizar todas as estradas rurais do município.

Eu, como produtor rural e como vice-prefeito, tenho um compromisso com esses agricultores que tanto colaboram para a economia da região", justifica.

Até agora, mais de 90% das estradas já foram readequadas de acordo com um cronograma elaborado pela Diretoria de Agricultura de Maringá e com a utilização de maquinários e funcionários disponibilizados pelo Saop.

"Um exemplo das nossas ações em estradas rurais foi a readequação de 1,6 mil metros da Estrada São Domingos, próximo a Sarandi e Paiçandu, que estava sofrendo um processo intensivo de erosão e voçoroca", explica o diretor de Agricultura de Maringá, João Henrique Nakaie.

Levantamento das estradas rurais: a Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura (SEMMA) realizou, no início do ano, um levantamento detalhado do estado de conservação das estradas rurais da região de Maringá.

O objetivo do trabalho realizado foi conhecer a situação dos locais de escoamento da safra e determinar os pontos críticos que precisavam ser readequados em caráter emergencial.

De acordo com o relatório realizado pelo gerente de Agricultura da SEMAA, Antônio Luis de Abreu, em conjunto com funcionários especializados, a maioria das estradas apresentava boas condições de uso na época, mas precisavam de manutenção.

"Também existiam as que estavam mal conservadas e outras que apresentavam pontos em péssimo estado, mas estas eram a minoria", conta.
Pmm